TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Cultura interfere na minha formação

Por:   •  6/5/2018  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

Muito se discute acerca da influência cultural entre a formação dos indivíduos atualmente.A cultura existe em todo e qualquer ser humano , não existe um indivíduo no mundo que não possua uma cultura. Seria o aglomerado de leis, costumes, crenças e todo o conhecimento que se mantém e  transcende. Sabe-se que se diante dos argumentos supracitados, a cultura constrói a consciência do povo.

Visto que a cultura exerce uma influência sobre diversos  aspectos na formação do indivíduo em si, na minha formação não seria diferente. Partindo do princípio de uma determinada sociedade, o indivíduo acaba sendo influenciado por aquilo que vê e que vive no seu dia-a-dia. A sociedade é apenas um espelho do conjunto, ou seja, somos aquilo que a maioria em nosso ciclo define que é certo ou errado. Claro que temos pequenas variações de pessoas para pessoas, mas no geral, as pessoas que se encontram em um mesmo ambiente tendem a se parecer, justamente por essa influência que muitas vezes nem percebemos. É como comparar uma pessoa que mora no Brasil a pessoa que mora na Índia, ou como comparar uma pessoa que mora em Zona Rural a que mora na cidade grande e até mesmo a comparação de uma pessoa religiosa a que não tem crença.. as pessoas possuem conceitos e valores totalmente diferentes. A cultura, em muitos casos, também opera como uma espécie de distinção social que objetiva, estabelecer uma hierarquia. Porém, não há inferioridade ou superioridade e nenhuma lei natural que diga que as características de uma cultura a façam superior a outra. Um exemplo disso sou eu que vivi a minha infância em periferia, a minha irmã em área nobre, sou negra, ela branca. Vivemos vidas diferentes, costumes diferentes, o que não me difere dela, mas que nos faz compartilhar os ensinamentos e costumes que recebemos e criamos durante nossa vida. Por mais que não tenhamos o conhecimento de certa pessoa que é considerada “melhor”, por viver em melhores condições, não quer dizer que possui menos cultura, ou menos conhecimento, e sim, que possui o conhecimento que foi passado naquele local, naquele momento e que você se absorveu para sua vida, para você. Vivemos culturas diferentes, a minha, que sofre um certo preconceito, que já tem um estereótipo mas que não muda meu caráter, nem influencia em hipótese alguma o meio que vivo, para me tornar o que eu sou hoje e o que almejo ser futuramente, nem a minha vontade de estar sempre adquirindo conhecimento e estar aberta a adaptações de novas culturas.

A cultura é fundamental para a formação de uma pessoa. A cultura abre a mente, amplia horizontes e faz com que uma pessoa cresça, queira saber mais e colocar em prática todo seu aprendizado. É através do resgate cultural que nos diferenciamos de outros povos e assumimos a nossa própria identidade. A cultura faz do homem humano, eleva-o e prepara seu espírito; fortalece o caráter e o respeito aos semelhantes e estimula-o para a evolução. Se não existisse a cultura a humanidade teria de iniciar, todos os dias, do ponto de partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (296.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com