Compromisso Social da Psicologia
Por: ms1234 • 9/6/2016 • Projeto de pesquisa • 349 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
Fichamento – Compromisso Social da Psicologia
Ao longo do texto podemos observar a influência da professora Silvia Tatiana, como precursora e uma das maiores influências no estudo e implantação da psicologia social no Brasil.
Importante e interessante ressaltar que o conhecimento produzido deveria sempre ser útil para a transformação da realidade na direção da criação de condições dignas de vida para todos, foi esse o princípio norteador que a professora Silvia seguiu. Tal princípio fez com que várias outras pessoas pudessem participar da implantação e inserção da Psicologia Social no Brasil.
As pesquisas e elaborações por ela feitas eram conceituais e identificadas como psicologia social sócio histórica, decorriam de materialismo histórico e dialético e permitiam abordar os fenômenos sociais e psicológicos na sua historicidade, com isso foi desenvolvido a concepção de uma subjetividade em processo dialético, numa dialética subjetividade-objetividade.
Vale saber que a questão “social” caracteriza e nomeia a Psicologia da professora Silvia Lane. Tratava-se de situar cada evento, cada pessoa, cada iniciativa em seu contexto social, não sendo o social apenas um acréscimo ao que a psicologia sabia fazer, seria ele uma fonte de renovação dessa psicologia, sua capacitação para enfrentar os desafios que a sociedade propusera e produzir as respostas para as perguntas que surgiam.
Na perspectiva informada no decorrer do trabalho o psicólogo social não trabalharia com problemas ou situações de caráter grupal, o psicólogo clínico também poderia ser considerado um psicólogo social, para tanto bastaria que ele procedesse com seu trabalho ao exercício de contextualização do seu cliente no seu momento social e histórico.
Por fim a psicologia social se mantém viva até hoje graças ao esforço da professora Silvia Lane em sempre mesclar essas diversas formas de viver, sendo assim, toda psicologia é social, valendo sempre observar quem, onde e como tudo acontece, para que acha a interação necessária para tal acontecimento.
...