Silvia Lane e o Projeto do “Compromisso Social da Psicologia”
Por: regina331 • 13/6/2017 • Abstract • 446 Palavras (2 Páginas) • 1.161 Visualizações
BOCK, FERREIRA, GONÇALVES & FURTADO. Silvia Lane e o Projeto do “Compromisso Social da Psicologia”. Psicologia & Sociedade / Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO); pp. 46-56.19, Edição Especial 2, 2007.
Questões:
1. Que aspectos e questões centrais fundamentam a obra de Silvia Lane?
De acordo com o texto, a obra de Silvia Lane é pautada na relação subjetividade/objetividade e na formação e o papel dos valores, como base para entender o sujeito como parte componente da sociedade, sua relação com ela e como se percebe como agente ativo do meio.
2. Que aspectos da Psicologia Social norte-americana são criticados por Silvia Lane?
Silvia Lane critica a psicologia social norte-americana, de base experimental e positivista, por esta desconsiderar o conteúdo histórico e social que exerce influência sobre a constituição do indivíduo. Além disso, Lane discorda da perspectiva naturalizante da abordagem, por entender que esta acaba por criar uma dicotomia entre o sujeito e a sociedade, além de desconsiderar a subjetividade em seu método, defendendo que o conhecimento deve ser objetivo e desprovido de intenção em seu uso.
3. Que novas possibilidades o materialismo histórico e dialético apresenta para o desenvolvimento de uma nova Psicologia Social?
Ao contrário da psicologia social cognitivista, o materialismo histórico e dialético permitiu a produção de uma nova psicologia social no Brasil na medida em que possibilitou que o objeto dessa abordagem fosse o homem como ser histórico, a dialética entre indivíduo e sociedade (sujeito e objeto) e o movimento de transformação da realidade. Viabilizando que, em oposição à naturalização dos fenômenos, a historicidade destes fosse trabalhada, o método materialista histórico e dialético possibilitou que a premissa de neutralidade no conhecimento fosse descartada, contribuindo, ainda, com instrumentos valiosos como as categorias da dialética.
4. Principais concepções e categorias da Psicologia Social Sócio-Histórica desenvolvidas a partir da relação dialética Subjetividade-Objetividade.
A partir da relação dialética subjetividade-objetividade, decorreu o reconhecimento do sujeito como um todo, sendo que Leontiev apresentou e estudou a atividade, consciência e identidade como categorias constitutivas do psiquismo. Além disso, aqui indivíduo-sociedade formam um par dialético da cognitividade, sempre imbricados.
5. Concepção de linguagem para a Psicologia Social Sócio-Histórica.
Para Vigotski, a palavra é o microcosmo da consciência, e é estudada como sendo a mediação no processo atividade-consciência. Tal concepção foi adaptada por Sílvia Lane, que compreende a linguagem, sob a perspectiva da Psicologia Social Sócio-Histórica, como sendo permeada por aspectos ideológicos que não podem ser desconsiderados, pelo que passa a ser estudada como mediação no processo da consciência sim, mas sempre fazendo referência ao lugar social do indivíduo e determinações históricas a que está submetido. Assim, a linguagem é tida sob essa ótica como produção simultaneamente
...