Conclusão: Quem manda no mundo? Do Autor: Noam Chomsky
Por: Alessandra Avelar • 28/8/2018 • Resenha • 395 Palavras (2 Páginas) • 569 Visualizações
Conclusão sobre o livro: Quem manda no mundo? Do Autor: Noam Chomsky
Salienta-se que o livro foi escrito por um importante ativista intelectual do mundo, Noam Chomsky. Trata-se de uma coletânea de artigos interligados, o qual discorre de forma crítica acerca da sociedade capitalista, do liberalismo econômico ao neoliberalismo, bem com traz relatos diversos sobre relações internacionais, dentre elas o terrorismo, conflitos e guerras instauradas entre países.
A obra traz ideias sobre o funcionamento do capitalismo nos dias atuais, fortalecido pelos pensamentos e posicionamentos das grandes corporações. Além disso, faz menção a essas corporações, relatando que são uma ameaça ao planeta, pois suas ações dominadoras geram efeitos que comprometem o futuro do mundo, como o aquecimento global.
Discorre a respeito dos investimentos Americanos em segurança e expansão de suas bases militares, bem como sobre os ataques terroristas realizados nos EUA, trazendo uma visão de que quando o povo americano é atacado a percepção é de que o mundo inteiro está sendo atacado. Entretanto, quando ocorre ao contrário, muitas vezes não se leva em consideração “o povo inocente” dos outros países, sendo que o EUA sempre é visto como vítima.
Também destaca que por pouco alguns incidentes não fizeram com a 3ª guerra mundial ou uma grande guerra nuclear ocorresse, deixando transparecer que o mundo vive em uma tensão de guerra, e que essa guerra possivelmente seria nuclear. Aduz que o descumprimento de ordens repassados por seus superiores a oficiais Russos e Americanos, evitaram uma guerra, mas salvaram o mundo.
Assegura que o EUA possui alianças políticas com outros países, dentre eles Israel, que acaba sendo favorecido por receber apoio dos Norte-Americanos na luta contra a Palestina e outros países adversos.
Frisa sobre o neoliberalismo como um dominador da economia de Mercado, centrado na encomia globalizada, acrescido à política de juros, que busca a não intervenção do Estado na economia, onde o mercado se impõe como lei e o capital passa a ter força de acumulação.
Quem domina o Mundo? Segundo o Autor são as associações das grandes corporações, com o intuito de buscar seus interesses econômicos, ligadas a países com economias centrais, elitizadas, demonstrando que ao longo da história é perceptível que o neoliberalismo jamais produziu riquezas sociais, o que gera miséria em vários países.
...