Noam Chomsky
Por: Daniele08122012 • 2/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 432 Palavras (2 Páginas) • 586 Visualizações
Chomsky e sua teoria Inatista
Noam Chomsky é linguista e professor de linguística. A ênfase de seu trabalho está diretamente ligada à linguagem, ficando o pensamento no trabalho de delimitação do objeto. Chomsky afirma que a capacidade dos seres humanos para falar é geneticamente determinada e faz parte do código genético da espécie, de maneira análoga ao pássaro que aprende a voar.
O caminho para o desenvolvimento da linguagem se faz por analogia e por tentativa e erro, até a criança conseguir internalizar as estruturas linguísticas. Chomsky diz que o conhecimento de uma língua requer a noção de <Gramática Universal > e que essa gramática tem base biológica, colocando assim como inatos os mecanismos mentais que permitem à criança a aquisição da linguagem.
Chomsky chamou de Dispositivos de Aquisição da Linguagem os princípios e parâmetros da Gramática Universal presentes nas estruturas mentais inatas.
Gramática Universal pode ser entendida como um conjunto de princípios e parâmetros que permitem a uma criança normal o desenvolvimento da linguagem durante os seus primeiros anos de vida, a partir da exposição à sua língua materna. Para os pesquisadores dessa linha, os princípios são responsáveis pelos aspectos comuns a todas as línguas humanas, enquanto os parâmetros explicam a variação encontrada entre as línguas.
A ideia de gramática universal está pari passu com a concepção do inatismo, já que ambas partem da ideia de princípios naturais que regem a natureza humana. A analogia que o linguista comumente estabelece é que, assim como todos os seres humanos têm um sistema visual, passível de ser estudado, da mesma forma ocorre com a linguagem, enquanto um sistema. Dessa forma, o sistema da linguagem detém um estado inicial, que é uma propriedade da espécie e que permite que qualquer língua seja passível de ser adquirida.
Para Chomsky, a aprendizagem da língua se dá de forma semelhante ao desenvolvimento do corpo humano e acontece de forma natural. Nesse processo, o meio em que a criança vive tem o papel de estimular as propriedades inatas e comuns a todos os seres humanos. Dada a devida importância ao meio, Chomsky diz que “o curso geral do desenvolvimento e os traços básicos do que emerge são pré-determinados pelo estado inicial” (1998, p. 23).
Fonte:
Linguagem e Pensamento na Educação InfantilI. In: BRENNAND, E. G. G. & ROSSI, S. J. (Org.) Trilhas do Aprendente. v. 5. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.
...