Conhecimento Cientifico e Senso Comum
Por: Vitória Fernandes • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 739 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. PUC-GO
ALUNA: VITÓRIA FERNANDES CARNEIRO DE ALMEIDA
PROFESSORA: NEUSA MARIA BARBEIRO ALVES
MATÉRIA: METODOLOGIA CIENTÍFICA TURMA: B04
A.E.D (Fichamento: LUNGARZO, Carlos. O que é ciência)
Conhecimento cientifico e senso comum
Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico vai uma distância considerável, apesar de que, ao longo dos tempos se verifique uma aproximação. O primeiro baseia-se nos sentidos, crenças, tradições, acredita no que vê ou sente, é fruto das experiências do quotidiano, ou naquilo que se tornou evidente através da evolução da ciência. Esta por sua vez, procura através do raciocínio objetivo, assente na faculdade racional do ser humano e em métodos experimentais, a comprovação daquilo que os sentidos nos mostram.
- Ciência
Conjunto ou sistema organizado de conhecimento científico. Os cientistas recorrem aos fatos reais para se equipar com o conhecimento.
- As Ciências
Nas ciências naturais o objetivo de estudo é a própria natureza, uma realidade dada, exterior ao homem e o sujeito do conhecimento se põe fora dela para estudá-la. Nas ciências humanas, o objeto de estudo é o próprio homem, vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza.
A ciência é factual, então, a estudar os fatos. Formais, como o próprio nome indica, as formas de estudo. Consequentemente, a primeira diferença entre ciências formais e factuais são o objeto de estudo.
- O método científico
O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.
- Métodos de descoberta
São geralmente, observação, registro de dados, meditação, comparações de descrições, etc., contudo as observações não são irracionais.
- Métodos de justificativa
A justificação tem dois significados. Pode se referir a justificação epistêmica, que é a justificação para acreditar em algo que é factual por exemplo, acreditar que o céu é azul. Também pode se referir a justificação moral, que é a justificativa para um ato de ser bom ou ruim, como proteger seus próprios filhos antes de outros. Em ambos os casos, os indivíduos muitas vezes oferecem suporte para seus pontos de vista, sob a forma de evidências empíricas, intuições fortes ou anedotas pessoais. Intuição
- Interação entre os elementos do método científico
A descoberta e a justificação não estão isoladas, elas possuem uma forte interação recíproca. Embora na cientista empírica o cientista aja apenas no campo da descoberta, há muitas decisões tomadas que estão condicionadas na área de justificação.
- Teorias Científicas
Teoria é um conjunto organizado de conhecimento científico, os elementos desse conjunto não estão isolados, ao contrário, eles estão vinculados por certas relações, especialmente lógicas.
- As teorias e a explicação
As teorias como as leis devem ser testadas, se as leis foram testadas sabemos que pelo menos provisoriamente elas são reais. Pois não há verdade absoluta, há qualquer momento pode surgir uma nova teoria que derrube a antiga.
...