DOCUMENTÁRIO SAL DA TERRA
Por: EdneyPinho10 • 6/8/2019 • Resenha • 401 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
França, Brasil, 2014. 110 min. Documentário SAL DA TERRA. Direção de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.
RESENHA CRÍTICA
Ricardo Pereira Pinho1
O referido documentário sobre a história do fotografo brasileiro Sebastião Salgado, esse humanista que via através das fotografias uma sociedade em transformação, ou seja, uma sociedade em busca da própria sorte. O Sal da Terra é um retrato raro e muito pessoal do fotógrafo brasileiro. O diretor por trás de obras primorosas, conseguiu capturar o espírito de Sebastião Salgado e sua obra. Visto que vale apenas ver o documentário O Sal da Terra, pois o que chama a atenção do documentário não é só a história de Sebastião Salgado mais a obra do qual ele retrata pelas suas fotografias sobre a vida uma gente tão simples e sofrida, nos últimos 40 anos tem de viajado pelos continentes. Sebastião Salgado testemunhou alguns dos principais eventos da nossa história recente; conflitos internacionais, fome e o êxodo de uma humanidade em pleno transformação, com suas lentes registrou grandes eventos de nossa história recentes.
Em o documentário o Sal da Terra vale apenas assistir as histórias por trás das imagens marcantes que retrata os momentos de Sebastião Salgado no que ele mais gosta de fazer que é fotografar. Na viagem pelo mundo testemunhou a transformação da humanidade. Sempre preocupado com seu projeto socioambiental procurou retratar em suas fotografias como o meio ia se transformando quando o homem mudava o curso da natureza. Como fotógrafo, socioambientalista conseguia ver com outro olhar como o mundo se transformava. O que chama muito a atenção é que Sebastião Salgado é um homem preocupado não em fotografar, mas se preocupa com outro. O Sal da Terra segundo a sua ótica e analise são as pessoas, seus hábitos, costumes e crenças, nas suas mais profundas adversidades de condições socioeconômicas.
Portanto faz pensar em que somos realmente capazes de ver, o horror, a dureza da vida das pessoas e a indiferença dos que poderiam mudar as coisas. É uma obra valiosíssima e o retorno de Salgado a sua terra para construir um projeto de mudança, devolve aos espectadores a esperança na humanidade. É uma experiência única assistir um documentário tão rico, sensível, triste e belo ao mesmo tempo. Os fragmentos da história contemporânea. Este rico documentário nos remete a uma reflexão profunda dos valores que hoje possuímos quanto civilização.
...