Direito Internacional
Por: Franckrannieri • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Direito Internacional Econômico
Curso: COMERCIO EXTERIOR
Professor: Deisi Cristini Schveitzer
Nome do aluno: FRANCK RANNIERI BOSIO
Data: 10.03.2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
No material didático, você estudou as duas organizações internacionais que fazem parte do sistema financeiro e monetário internacional. Neste contexto, responda: como se dá o estabelecimento do número de quotas dos países dentro do FMI? Qual a importância do número de quotas que cada país tem dentro desta organização? Explique e justifique sua resposta.
Sugiro como fonte de pesquisa o endereço eletrônico a seguir, <http://www.imf.org/external/np/exr/facts/quotas.htm> Acesso 25 fev. 2015.
Para a realização desta atividade, a linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Acesse site da Unisul, onde está disponível o PDF do material didático “Trabalhos Acadêmicos na Unisul” e veja como realizar citações e referências, bem como citar as fontes da pesquisa.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Pró-Reitoria Acadêmica. Programa de Bibliotecas. Trabalhos acadêmicos na Unisul: apresentação gráfica para TCC, monografia, dissertação e tese. 21. ed. rev. e ampl. Tubarão: Ed. Unisul, 2012. 102 p. Disponível em: <http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/af35ec01-f477-410f-aa54-445c1bed59bc/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2012.pdf?MOD=AJPERES> Acesso em: 25 fev. 2015.
R.:
Quando um pais ingressa no FMI, ele assina uma quantia de quotas que são comparadas aos tamanhos das características de sua economia.
O Pondera mento desta média se dá 50% pelo PIB, 30% pelo grau de abertura, 15% pela variabilidade econômica e 5% pelas reservas internacionais.
Estas cotas são calculadas pelo DEG (direito especial de giro) onde o maior participante é EUA com U$ 65.800 milhões e o menor é Tuvalu com U$2.5 milhões, de acordo com o volume DEG serão computados o número de votos válidos para cada país.
...o princípio adotado nas votações não é o de "um país, um voto" mas sim o de "um dólar, um voto".
De acordo com o número de cotas que o país tem em seu poder no FMI é calculado o volume de empréstimo que o mesmo pode pegar, sendo este, limitado em 200% e podendo chegar a um acumulado de 600%, porém este número pode ser maior em razões excepcionais. Para entrar no FMI o país deve entrar com moedas correntes de ampla aceitação como Dolar ou Euro entre outras. Podendo também comprar mais cotas para ter mais votos válidos, após já fazer parte do FMI.
...