Do Pagamento em Consignação
Por: laissales • 29/8/2016 • Trabalho acadêmico • 809 Palavras (4 Páginas) • 358 Visualizações
Do pagamento em consignação
12 -) Em quais hipóteses ocorrem as possibilidade de consignação em pagamento? Explique.
Consignação ocorre quando o devedor quer efetuar o pagamento da divida, mas por algum motivo o credor não quer receber, podendo ocorrer por pagamento extrajudicial, onde é feito o pagamento no banco do credor, ou o pagamento judicial, assim o devedor não fica em mora.
13-) Quais os requisitos de validade da consignação? Explique.
Para que a consignação tenha força de pagamento , será mister concorram , em relação as pessoas, ao objeto, modo e tempo , todos os requisitos sem os quais não é valido o pagamento.
14-) Depois de realizada a consignação em pagamento, existe a possibilidade de levantamento do deposito pelo devedor? Fundamente.
Julgado procedente o deposito m o devedor já não poderá levanta-lo , embora o credor consista , senão de acordo com os outros devedores e fiadores.
15-) Na ação de consignação em pagamento sendo a divida de natureza portável, qual é o foro competente para a propositura da ação? Fundamente.
Se a coisa devida for imóvel ou corpo certo que deva ser entregue no mesmo lugar onde está, poderá o devedor citar o credor para vir ou mandar recebê – la sob pena de ser depositada.
16-) Qual é o efeito da procedência da ação de consignação em pagamento? Explique
Do pagamento com sub rogação
17-) em que consiste o pagamento com sub rogação?
o pagamento com sub-rogação é um instrumento jurídico utilizado para se efetuar o pagamento de uma dívida, substituindo-se o sujeito da obrigação, mas sem extingui-la, visto que a dívida será considerada extinta somente em face do antigo credor, mas permanecendo os direitos obrigacionais do novo titular do crédito.
18-) Faça a distinção entre sub-rogação pessoal e sub rogação legal? Exemplifique
A sub rogação pessoal em seu sentido etiológico levanta discussões doutrinarias , porem sua implicação não provoca tais contestações. A sub- rogação pessoal é pois, uma forma de pagamento que mantém a obrigação, apesar de haver a satisfação do primitivo credor. Já a sub-rogação legal é abordada de forma relevante por um numero modesto de autores , se comparada ao item anterior, discorre acerca da da substituição de uma coisa por outra, onde a substituta apresenta o mesmo ônus e características da substituída. Sub rogação legal é aquela imposta pela lei.
19-) Qual a natureza jurídica da sub rogação? Explique.
O pagamento com sub rogação tem por acentuada afinidade a cessão de credito, no que respeita os fundamentos a sub rogação tem por base um pagamento já realizado ou a ser realizado. Ele é consequência de uma prestação capaz de satisfazer o credor. É uma transferência de credito para melhor garantir o terceiro adimplente. Já o instituto da cessão de credito tem raiz em um ato de alienação . O credito que é parte do ativo do credor é transferido em negocio jurídico assemelhado a uma compra e venda.
20-) defina sub rogação legal e sub rogação convencional . Explique e exemplifique.
A sub-rogação convencional resulta do acordo das partes . Sub rogação legal é aquela imposta pela lei, tal espécie de sub rogação repousa na ideia de uma convenção tacita entre credor e sub rogado, pela qual o primeiro cede ao segundo as ações que tinha em face do devedor.
21-) Quais são os efeitos da sub rogação? Explique e exemplifique.
Tanto na sub rogação legal quanto na sub rogação convencional , passam ao novo credor o direito , ações, privilégios, e garantias do primitivo, em relação a divida, contra o devedor principal e os fiadores, embora na convencional as partes possam restringir alguns direitos do sub rogado, percebe-se que a sub rogação legal ou convencional produz dois efeitos , o liberatório , por exonerar o devedor ante o credor originário e o translativo , por transmitir ao terceiro que satifez o credor originário os direitos que este desfrutava.
...