Dos Delitos e das Penas
Por: Lorenapraaa • 21/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 200 Visualizações
ED TDES 1 Revisão para VA I - 2º semestre 2018 (Matutino e Noturno) Individual Valor 5 pontos
Psicologia Aplicada ao Direito. Prof Rosimeire
1 - Atribua significados quanto a importância do psicólogo no sistema judicial.
2- Elabore um paralelo entre as funções do psicólogo perito judiciário e do assistente técnico.
3- Quando e com qual objetivo se deu a aproximação da psicologia com o Direito
4- Nas afirmativas abaixo colocar (V) Verdadeiro ou (F ) Falso:
( ) As atuações dos profissionais do Direito e da Psicologia nas Varas de Família e Varas da Infância e Juventude e Sistemas Prisionais são realizadas de forma dependentes aliando o subjetivo da Psicologia e o objetivo do Direito.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) promoveu mudanças na prática profissional do psicólogo no âmbito da Justiça na Vara da Infância e Juventude, na Vara de Família e Vara Criminal possibilitando que a ampliação da atuação do psicólogo que passou a ser, também, de informar, apoiar, acompanhar e orientar.
( )A história nos mostra que ocorreu no final do século XIX e fez surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”. Esta tinha como objetivo verificar, através do estudo experimental dos processos psicológicos, a fidedignidade do relato do sujeito envolvido em um processo jurídico.
5- Psicologia é uma_______________________________ que procura ___________________________________o Homem, seu ____________________________________, para facilitar a _________________________consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as _________________________________da vida.
- ciência, compreender, comportamento, convivência, experiências.
- convivência, ciência, compreender, comportamento, experiências.
- ciência, comportamento, convivência, compreender, experiências.
- convivência, comportamento ,ciência, compreender, experiências.
- ciência, convivência, compreender, comportamento, experiências.
6- Com relação às atividades realizadas pelo Psicólogo Jurídico são proposições verdadeiras.
- Colabora no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção de violência, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação de leis.
- Avalia condições intelectuais e emocionais das crianças, adolescentes e adultos para atestar deficiência mental e/ou insanidade em processos judiciais que envolvam testamentos contestados, adoção, guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou psicometria.
- Atua como perito judicial nas varas cíveis; criminais; de família; da criança e do adolescente e Justiça do Trabalho elaborando laudos, pareceres para serem anexadas aos processos a fim de realizar atendimentos e orientações à crianças, adolescentes, detentos e seus familiares.
- Participa de audiências prestando informações obtidas em sigilo, para esclarecer aspectos técnicos em psicologia a leigos e/ou leitores do trabalho pericial psicológico.
- Realiza pesquisas visando à construção e ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito.
É correto apenas o que se afirma em
- I e IV, apenas.
- I,II, III e V, apenas.
- III, IV e V, apenas.
- I e II, apenas.
- III e IV, apenas.
7- A perícia psicológica é um exame de situações ou fatos realizada por um especialista entendida da matéria denominado perito. A perícia psicológica no sistema judicial caracteriza-se por:
- Ser realizada por um profissional psicólogo perito nomeado pelo juiz e de exclusiva confiança deste.
- Na perícia psicológica as partes podem indicar um profissional psicólogo igualmente habilitado para exercer funções idênticas às do Perito, para auxiliar no esclarecimento e defesa de seus interesses.
- Ao realizar a perícia o perito judiciário agirá com isenção, limitando-se a exposição de conhecimentos adquiridos através de seu trabalho, sem exceder o limite de informações necessárias solicitadas pelo juiz.
- O perito elabora e apresenta o laudo, no prazo fixado pelo juiz, e os assistentes técnicos não podem apresentam seus pareceres críticos, concordando ou discordando deste laudo depois de apresentados ao juiz.
- As partes, através de seus advogados, podem se manifestar sobre o laudo e pareceres questionarem seus métodos e diligências, impugnar total ou parcialmente as conclusões e/ou requerer nova perícia.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV, apenas.
B) I,II, III e IV e V
C) III, IV e V, apenas.
D) I e II, apenas.
E) III e IV, apenas.
8- Leia as assertivas abaixo sobre subjetividade e marque V(verdadeiro) e F(Falso)
( ) A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.
( ) A subjetividade é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais.
( ) Ter e manter uma condição saudável do psiquismo é conseguir pensar-se como um indivíduo inserido numa sociedade, numa teia de relações, que é o espaço onde ele torna-se homem.
( ) A ‘matéria-prima’ da Psicologia é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (o homem é o que é) e as genéricas(todos são assim) — é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade.
...