Economia Política: A Economia atrelada ao Direito
Por: Fernanda95 • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
A Economia atrelada ao Direito
Considerada uma ciência social, a economia que etimologicamente deriva do grego significa “regras ou administração da casa, do lar” e possui como seu objeto de estudo basicamente as formas encontradas pela sociedade para a utilização dos recursos disponíveis na produção de bens mensuráveis, assim como a forma de distribuição desses bens e serviços entre os indivíduos.
Por não ser uma ciência isolada, comumente a economia se relaciona a outras áreas abrangendo seu campo de observação. O direito e a política são exemplos de ciências sociais que se fundem à economia para perceber como as instituições e as leis que conduzem a produção, circulação e consumo de bens influenciam no comportamento dos mercados. A essa fusão dá-se o nome de Economia Política, uma união eficaz, bem sucedida, e essencial em vista do mundo globalizado em que vivemos.
Um dos maiores e mais importantes doutrinadores e estudiosos de economia foi Adam Smith, o criador da “Teoria da Mão Invisível”. Em seu livro "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", Smith explanou sua teoria dizendo que os comerciantes dotados de seus interesses particulares e egoísmos acabavam involuntariamente provocando um benefício à população, pois levando em conta a competição do mercado os donos de comércios gradativamente apresentavam uma oferta maior de variedade nos produtos e mesmo sem ser seu real desejo reduziam os preços para atrair clientela consequentemente se tornando melhor que seus concorrentes. Por isso a razão do nome de sua teoria, como se houvesse uma mão invisível guiando e controlando o mercado, determinando incontestavelmente o auto ajuste dos preços.
De modo geral as contribuições de Adam Smith para a economia e para o mundo são de grande valor, pois mesmo tendo vivido no século XVIII, suas ponderações e estudos são contemporâneos e ainda hoje aplicados largamente. Não obstante, o mesmo é considerado o pai da ciência econômica, merecidamente.
...