As Economias Centralizadas e Economias de Mercado
Por: Lucimara Nabak • 2/9/2018 • Trabalho acadêmico • 269 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Economias Centralizadas e Economias de Mercado.
A diferença entre a economia de mercado e a economia centralizada, também chamada de economia planificada é a ação estatal. Em síntese, num cenário de economia planificada, o Estado detém os meios de produção e o poder decisório da atividade econômica e do reinvestimento do capital, ao passo em que a economia de mercado enxerga o Estado como um agente nocivo ao funcionamento deste, que, segundo o viés, deveria ser arbitrariamente livre.
Os filões em questão são exposições teóricas antagônicas e, historicamente, puderam ser observadas – com mais ou menos idoneidade teórica – em distintas ocasiões: Observou-se uma economia de mercado na Inglaterra da Revolução Industrial e no Estados Unidos anteriormente à crise de 29; já a economia planificada pode ser observada durante a ascensão da União Soviética e, mais tarde, na Europa pós-segunda guerra, durante a chamada época de ouro.
Ambas as escolas econômicas têm forte valia teórica e sua aplicação – em ambos os casos – jamais seguirá a finco suas premissas em totalidade. Entretanto, mediante breve reflexão é possível observar que, no caso da economia de mercado, os interesses da população nem sempre estão em consonância com os interesses capitalistas, o que poderá vir a gerar uma grande inconsistência entre o produzido e o necessitado; por outro lado, a concentração absoluta dos meios de produção freia avanços oriundos da concorrência livre, de forma que a aplicação irrestrita de qualquer escola pode ser danoso, mas uma alternância cíclica das duas escolas, de forma moderada, seria capaz de fomentar o crescimento econômico.
Referências bibliográficas:
MANKIW, Gregory. Introdução à economia. São Paulo: Editora Cengage CTP. 2013.
...