Educação Inclusiva por Elaine
Por: Laísa Bandeira • 14/11/2018 • Artigo • 2.101 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
universidade de uberaba
ELAINE QUEIROZ DA ROCHA
[pic 1]
São Romão/ MG
2017
ELAINE QUEIROZ DA ROCHA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Projeto de pesquisa apresentado á Universidade de Uberaba do curso de Pedagogia, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina.
São Romão/ MG
2017
SUMÁRIO
- Apresentação do projeto........................................................................................04
- Descrição sucinta do problema a ser pesquisado................................................04
- Hipóteses.................................................................................................................04
- Objetivos.......................................................................................................04
- Geral.........................................................................................................................04
- Específicos.....................................................................................................05
- Justificativa .................................................................................................05
- Revisão de Literatura..................................................................................06
- Conceitos acerca da Educação Inclusiva............................................................06
- Metodologia..................................................................................................09
- Cronograma..................................................................................................09
- Referencias...................................................................................................10
- APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Em si tratando da Educação Inclusiva nos espaços educacionais em especial nas escolas publicas e particulares que oferecem ensino regular. Nota-se um grande desafio para a inserção deste público com NEE para serem formados e conquistarem um espaço na sociedade. Esse projeto surgiu pela simples necessidade de ir em busca de novos estudos e pesquisas com o intuito de sanar várias duvidas acerca da pouca inclusão dos mesmos nestes espaços educacionais. E foi justamente através dos Estágios Supervisionado do curso de Pedagogia que me identifiquei ao lidar com esse publico tão carente de formação e inserção na sociedade.
- DESCRIÇÃO SUCINTA DO PROBLEMA A SER PESQUISADO
O referido Projeto de Pesquisa denominado de Educação Inclusiva busca problematizar-seque dificuldades impedem os alunos com Necessidades Especiais Educacionais serem incluídos no Ensino Regular?
- HIPÓTESES
H1 A Educação Inclusiva é aceita nas Escolas de Ensino Regular.
H2 A Educação Inclusiva não é aceita em Escolas de Ensino Regular.
- OBJETIVOS
- Gerais
Realizar uma abordagem acerca da inserção de alunos com necessidades especiais educacionais no âmbito do ensino regular, procurando identificar suas principais causas da não inclusão nestes espaços educacionais e fomentando profissionais para uma melhor qualificação voltada ao atendimento deste publico para inclusão na sociedade.
- Específico
- Abordar teoricamente os conceitos acerca da Educação Inclusiva;
- Apresentar metodologicamente elementos necessários para uma pesquisa de campo de forma descritiva;
- Investigar possíveis fatores que impedem alunos com NEE serem inseridos no Ensino Regular.
- JUSTIFICATIVA
Foi nos estágios supervisionados do curso de Pedagogia que houve uma melhor identificação por minha parte em ter acesso às crianças especiais na instituição de ensino educacional especial .A educação Inclusiva é um assunto de grande debate e estudo nos espaços acadêmicos, escolares e no meio social. É um direito garantido pelos principais documentos constitucionais como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação ,Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica e a Declaração de Salamanca . Embora exista conhecimento acerca desses direitos, voltados para a educação especial de pessoas com Necessidades Educacional Especiais; propriamente dita, muitos dos profissionais da educação e familiares encontram uma serie de restrições ao abraçar essa causa. A falta de apoio familiar, a deficiência nos atendimentos às necessidades do alunado especial, a falta de materiais pedagógicos que atendam as necessidades dos mesmos, a falta de acessibilidade para atender esse publico e a falta de profissionais qualificados são um dos percalços que devem ser tratados com bastante atenção. Diante desta justificativa, o tema Educação Inclusiva passa a ser pertinente para ser tratado neste projeto de pesquisa, pois, há uma grande necessidade de ser abordado através um estudo mais amplo com pesquisas; onde contribuirá para o meu crescimento profissional. Pois, é sabido que o grande desafio não é colocar alunos com necessidades especiais dentro de uma mesma sala de aula com outros alunos do ensino regular e sim fazer com que essa educação inclusiva proporcione a esses alunos uma evolução no seu desenvolvimento educacional e pessoal, e os faça sentir inclusos numa sociedade que deveria ser igual para todos.
- REVISÃO DE LITERATURA
6.1Conceitos acerca da Educação Inclusiva
A literatura acerca da Educação Inclusiva abordada nos espaços educacionais tem se evidenciado um desafio imenso na proposta de acolhimento do individuo com necessidades especiais. A idéia de aceitação de alunos com os variados tipos de deficiências se esbarram em um imenso problema voltado para a questão da inclusão. Ao denotar um desafio a ser tratado nesta questão, o profissional se vê diante de um dilema que perpassa pelos meandros de sua formação, qualificação essa que lhe propõem questionamentos acerca do convívio com uma classe heterogênea do ponto de vista sócio cultural.Muitos são os conceitos formados na concepção das pessoas acerca da Educação Inclusiva; o preconceito fortalecido pela severa falta de preparação dos docentes para tratar desta problemática.A educação inclusiva, enquanto conceito e proposta institucional tiveram avanços significativos ao longo dos anos. É necessário que se entenda os termos educação e inclusão.A educação “é um processo sociocultural e se define por uma intervenção social” (ANDREOZZI, 2007). A educação pode existir livre e, entre todos,pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum. Na lógica, ninguém escapa da educação, podemos nos educar em casa, na rua,na igreja,na escola. Enquanto que a inclusão de acordo com o dicionário LUFT (1998), “é o ato ou efeito de incluir-se, ou seja, é fazer parte de algo, é ser inserido”. A inclusão é;
...