Educação, gravidez indesejada e trabalho na adolescência
Por: adeliafeijo • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Educação, gravidez indesejada e trabalho na adolescência.
- Educação na adolescência
A educação é o motor do mundo, é uma ferramenta para o desenvolvimento, formando seres humanos com as habilidades necessárias para a construção de um mundo melhor.
Em um estudo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) concluiu que o principal fator que dificulta a educação é a pobreza. Por outro lado, a organização aponta o acesso ao ensino como uma das ferramentas que diminuem esse problema.
Toda criança nasce com o mesmo inalienável direito a um começo de vida saudável, educação e uma infância segura e protegida. Mas, ao redor do mundo, milhões de crianças e adolescentes têm seus direitos negados e são privadas de tudo o que precisam para crescer saudáveis e fortes, devido ao seu lugar de nascimento, sua origem familiar, sua raça, sua etnia, seu gênero ou porque vivem na pobreza ou têm alguma deficiência.
- Trabalho na adolescência
O trabalho infantil está ligado a educação, sendo de extrema importância para o desenvolvimento do jovem, pois adquirem valores e começa a construir seus projetos de vida. O adolescente também está na fase de estabelecer seu próprio código de ética.
No filme “Maria Cheia de Graça” a realidade Colombiana é retratada, com relação a falta de educação, trabalho e oportunidades na adolescência. A protagonista Maria, devido à falta de educação, e consequentemente, de trabalho também, acaba presenciando uma rotina de servidão a uma sociedade mais favorecida e exploradora, tendo que trabalhar em uma grande indústria de flores, sujeitando-se à um trabalho perigoso e mal pago.
...