TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ementa e Plano de Ensino - Prática Jurídica - Conciliação

Por:   •  21/9/2021  •  Exam  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

INFORMAÇÕES GERAIS

CURSO: DIREITO

TURMA: 8º PERÍODO

SEMESTRE: 2021/1

CARGA HORÁRIA TOTAL

60 horas

DISCIPLINA: Prática Jurídica – Conciliação, Mediação...

ANO: 2021

PROFESSOR: E-MAIL:

EMENTA

Desenvolvimento de atividades voltadas à simulação de sessões de conciliação, mediação e negociação realizadas em sala de aula, com base em casos elaborados para a turma, com foco nos diversos ramos do Direito. Nas simulações os alunos assumem o papel de facilitadores, partes e advogados, devendo desenvolver a narrativa de forma que possam aplicar as técnicas de solução consensual de conflitos e se prepararem para os mais diversos obstáculos possíveis das negociações reais.

OBJETIVOS

Geral: Esta disciplina busca: a) realizar simulações que estimulem a aplicação das técnicas de negociação dos estudantes; b) propiciar ao estudante tanto o conhecimento das potencialidades da negociação quanto o senso crítico e comparativo necessários para a análise de seus limites.

Específicos:  Esta disciplina busca de forma específica que, ao final do curso: a) os estudantes sejam capazes de administrar, como facilitadores, sessões ou audiências autocompositivas conscientes de quais ferramentas poderão usar para dar cabo ao conflito e alcançarem a paz social; b) os estudantes estejam munidos de ferramentas argumentativas que possam facilitar na solução de um conflito, caso eles venham a ser partes ou patronos de partes litigantes; c) os estudantes ampliem suas possibilidades de exercício profissional, podendo integrar áreas afins ao direito a um ofício que vive plena expansão no mercado nacional e internacional; d) os estudantes possam se revestir da cultura autocompositiva para a solução de conflitos, entendendo que este modelo pode ser mais rápido, barato, eficiente e lucrativo do que o litígio tradicional, adjudicatório.

METODOLOGIA DE ENSINO

Simulações em sala de aula, alternando com aulas expositivas dos principais pontos dogmáticos e doutrinários sobre a conciliação, mediação e negociação.

RECURSOS DIDÁTICOS

a) Interação direta com os estudantes no decorrer das simulações; b) estudo expositivo das normas legais sobre o tema, incluindo leis específicas, leis gerais e resoluções do CNJ; c) exposição das principais teorias dogmáticas e doutrinárias que tratam sobre métodos consensuais de resolução de conflitos; d) uso de vídeos para análise em sala de aula da situação apresentada, dentre outros.

AVALIAÇÃO

- COMPOSIÇÃO DO SIMULADO: feedback construtivo ao final de cada simulação por meio de comentários objetivos, avaliando o desempenho de cada um dos alunos, tanto de forma geral quanto individual, respeitando a atuação em seus papéis. A participação das atividades simuladas valerá 20% da nota.

- RELATÓRIOS DA SIMULAÇÃO: entrega regular de relatórios, contendo critérios objetivos de avaliação, tratando das atividades simuladas apresentadas em sala de aula. A entrega dos relatórios valerá 20% da nota. 

- PROVA EM SALA: análise de simulado apresentado em vídeo, devendo os estudantes responder o questionário apresentado. As duas atividades (N1 e N2) valerão, juntas, 60% da nota.

CRONOGRAMAS DE ATIVIDADES AVALIATIVAS

AVALIAÇÃO

DATA

VALOR

Prova de NI

02/10/2021

03,0

Prova de NII

04/12/2021

03,0

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

. ALMEIDA, Daldice Maria Santana de; ASPERTI, Maria Cecília de Araújo; GABBAY, Daniela Monteiro; TAKAHASHI, Bruno. Manual de Mediação e Conciliação da Justiça Federal. Brasília: Conselho da Justiça Federal, 2019.

. AMORIM, José Roberto (coord.); PEREIRA JUNIOR, Ricardo. Guia Prático de Mediação Judicial e Conciliação. São Paulo:  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, 2016.

. AZEVEDO, André Gomma.  Manual de Mediação Judicial. Brasília: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2016.

. BRAGA NETO, Adolfo; SIOUF FILHO, Alfred Habib; e SALLES, Carlos Alberto (coord.). Negociação, Mediação e Arbitragem. Curso Básico Para Programas de Graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

. DORNELLES, Ricardo; FALECK, Diego; MOTTA JR., Aldemar; ORLANDO, Fabíola; PELAJO, Samantha; e VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Manual de Mediação de Conflitos para Advogados. Brasil: Ministério da Justiça, 2014.

. FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim - Negociação de acordos sem Concessões, 3a ed. Rio de Janeiro: Imago, 2014.

LEITURAS COMPLEMENTARES

.  ALMEIDA, Fábio Portela Lopes; AZEVEDO, André Gomma; BUZZI, Marco Aurélio Gastaldi; CABRAL, Trícia Xavier; MARQUES, Hidelbrando da Costa; e PEREIRA JR., Ricardo. Guia de Conciliação e Mediação: orientação para implantação de CEJUSC’s. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2015.

. BARROS, Maria do Carmo; MONTEIRO, Maria Darlene Araújo. Mediação, Conciliação e Arbitragem: teoria e prática, Volume 1. Fortaleza: INESP, 2018.

. MARQUES, Giselle Picorelli Yacoub; MEIRELLES, Delton Ricardo Soares.  Mediação: um panorama atual, volume I. Niterói:  PPGSD – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito, 2014.

. RODRIGUES, Geisane Martins.  Conciliação e Mediação: Mecanismos de Resolução Consensual de Conflitos à Luz do Código de Processo Civil de 2015. São Paulo: Faculdade Damásio, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com