Feminismo - Origem e Conquistas
Por: Ricardo Del Valle • 15/9/2018 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
O feminismo originou-se nos movimentos sociais que surgiram no período das revoluções liberais inspirado nos ideais iluministas, como a Revolução Francesa.
Com as mudanças da Revolução Francesa as mulheres começaram a tomar consciência das desigualdades a que eram submetidas, então passaram a questionar os modelos sociais e lutar para diminuir a desigualdade política. Esse período ficou conhecido como a primeira onda do feminismo.
Nesse período, fim do século XIX, surgiu o movimento das sufragistas que foi a luta das mulheres pelo voto, contando com Emmeline Pankhurst, fundadora do movimento das sufragistas, o movimento também contou com Mary Wollstonecraft, escritora que defendeu em seus livros o direito do voto das mulheres, “Uma reivindicação dos direitos da mulher”.
A segunda onda do feminismo, ocorreu entre os anos 60 e 90. As mulheres buscavam pela igualdade social e igualdade de direitos, debatiam questões como a liberdade sexual, maternidade e direito de reprodução. Nessa mesma época mulheres negras e lésbicas se juntaram ao movimento feminista, trazendo mais força ao mesmo.
A terceira onda do feminismo, iniciado nos anos 90, foi definido como a busca de total liberdade e escolha das mulheres em relação à suas vidas. Nessa fase surgiu o termo interseccionalidade, usado para se referir às diversas formas de opressão que uma mulher pode sofrer em função de sua raça, classe, comportamento ou sexualidade.
No Brasil, o primeiro registro de ações feministas data do século XIX, quando surgiram os primeiros núcleos em defesa dos ideais feministas, no momento em que as mulheres começaram a ter consciência que seu papel social não deve ficar restrito apenas à vida doméstica e ao cuidado com a família.
Na década de 30 o movimento no Brasil começou a ganhar mais força, tendo como o momento mais marcante a conquista do direito ao voto em 1932, no governo de Getúlio Vargas.
Hoje em dia, as demandas do movimento feminista no Brasil concentram-se, em geral, nas questões relacionadas à cultura do estupro, assédio, violência contra a mulher, criação de políticas públicas que garantam o bem-estar e a igualdade das mulheres e o combate à desigualdade salarial.
Conquistas :
29/10/1771 – “Declaração dos Direitos das Mulheres” é publicado : documento da Revolução Francesa de Olympe de Gouges, fazendo crítica à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que se aplicava somente aos homens.
26/11/1792 – “A Reivindicação dos Direitos da Mulher” é publicada : esta obra defende que as mulheres não são, por natureza, inferiores aos homens, e sim, não tem acesso à educação.
05/01/1832 – “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens” é publicado no Brasil : considerado o livro fundador do feminismo brasileiro. Nele Nísia Floresta denuncia o mito que homens são superiores às mulheres, e que as mesmas são inteligentes, merecedoras de respeito.
20/02/1878 – Peça “O voto feminino” : Josefina Álvares conseguiu encenar sua peça O voto feminino, sendo depois publicada em livro.
19/04/1879 – Direito de acesso ao ensino superior é conquistado no Brasil ( por meio do decreto nº 7.247)
07/03/1893 – Nova Zelândia é o primeiro país a aprovar o voto feminino
06/04/1923 – Mulheres conquistam o direito de participar das academias de artes márcias do Japão
15/04/1932 – O voto feminino é regulamentado no Brasil
27/08/1962 – Estatuto da Mulher Casada : Lei 4.212/1962, garante que a mulher não precisa mais de autorização do marido para trabalhar, direito à herança e possibilidade de requerer a guarda dos filhos em caso de separação.
...