Fichamento Fundamentos da Política e do Estado
Por: Fernanda uzeda • 31/5/2023 • Relatório de pesquisa • 455 Palavras (2 Páginas) • 80 Visualizações
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Nome: Fernanda Uzêda Calderón
Data: 01/03/2023
Disciplina: Fundamentos da Política e do Estado
Professor: Martin Adamec
Trabalho: fichamento
RIBEIRO, João Ubaldo. 1 – Que coisa é a política. Ed. Nova Fronteira, 1998; pp.1 - 4.
Na visão de Ribeiro, o termo política em qualquer contexto está sendo ligado ao exercício do poder.
As vezes não se enxerga como o poder pode ser complexo. A execução do poder sempre vai envolver uma série de pessoas ou departamentos de um órgão. Não é uma decisão tomada sozinha e cria uma ligação entre quem impõe a ação e quem sofre a consequência dela.
“...qualquer ato de poder é complexo e cheio de implicações.” (p. 1)
A política não está apenas relacionada com o poder. Porque há uma dificuldade em definir o que é “poder”. É difícil definir o que é “ter poder” por causa das variáveis existentes. O poder só pode ser analisado quando está em ação.
"É no processo, na inter-relação, não na elaboração intelectual abstrata. Antes, tudo está sujeito a fatores no mais das vezes imprevisíveis." (p.2)
É preciso a procura de outras condições para se obter um conceito mais exato de política. Sabendo que a política está relacionada com o poder, surgem dois pontos: um interesse (influencia do comportamento com objetivo de promover modificação pontual), uma decisão (objetivo gerado pelo interesse que de uma ação efetiva, imposta, consensual ou de maioria).
"...o que interessa é o processo de formulação e tomada de decisões." (p. 3)
"O termo “poder” é claro, continua a ter utilidade, mas já sabemos que ele é enganoso e vago."(p. 3)
Mesmo com milhares de anos de estudos, ninguém pode afirmar exatamente o que é a política. Porém, sempre existiu a hierarquia nas relações.
"Alguém, de alguma forma, manda em outrem; normalmente uma minoria mandando na maioria." (p. 3)
A política pode ser chamada de arte, pois requer uma sensibilidade e vocação de quem a pratica, de ciência por ser sistematizada cientificamente, e ela também permeia a filosofia.
"A Política fica então vista como o estudo e a prática da canalização de interesses, com a finalidade de conseguir decisões." (p. 3)
“...haverá sempre lugar para indagações filosóficas como por que alguém tem que mandar e alguém tem que obedecer” (p. 3)
A política se tornou uma profissão pela necessidade de liderar as pessoas na sociedade, organizar o coletivo.
"Nenhum homem pode assumir sua humanidade fora de uma estrutura social, ainda que mínima. E nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo político." (p. 4)
Ninguém é apolítico, apenas indiferente o que ajuda o indivíduo a conseguir o que quer por falta de oposição, questionamento.
"É impossível que fujamos da Política." (p. 4)
"Mas esta seca afirmação abstrata, mesmo que bem compreendida, será suficiente para que tenhamos uma boa ideia do que é a Política?" (p. 4)
...