Filosofia do Direito: Aplicação Prática Teórica
Seminário: Filosofia do Direito: Aplicação Prática Teórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: direito123 • 6/12/2013 • Seminário • 238 Palavras (1 Páginas) • 263 Visualizações
Unidade 3 – Filosofia do Direito
Pontos da Aula:
• Apresentar Dworkin (1931-2013) como um filósofo contemporâneo;
• Crítica ao conceito de objetividade jurídica;
• A importância dos princípios.
Aplicação Prática Teórica
O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:
Caso 1 – Os princípios
Leia a citação abaixo e, após, responda a pergunta que segue.
“Dworkin inicia sua obra partindo de uma questão que há muito se discutiram a respeito e muito já se perguntaram, mas, sobre a qual nunca obtiveram uma resposta precisa: o que é o Direito? Esta é uma indagação que permeia os pensamentos dos mais célebres pensadores. Esta falta de resposta ou, como queira alguns, a pluralidade de respostas que se encontra para o termo, deve-se justamente ao fato de sua complexidade. O autor, nessa obra, propõe um conceito para o termo que, aparentemente simplista em sua semântica, possui tamanha complexidade que somente se faz possível entendê-lo por meio dos casos concretos. Para o referido autor, Direito é princípio. Partindo deste conceito, que somente é obtido a partir da leitura de sua obra como um todo, faz-se mister estabelecer uma diferenciação entre dois termos que se encontram presentes em toda a sua obra, quais sejam: princípio e política” (RIBEIRO, Ana Paula B. Resenha da Obra: Uma Questão de Princípio (Ronald Dworkin). Disponível em:
<http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/resenhas/filosofiadodireito/1345-resenha-da-obra-uma-questao-de-principio-ronald-dworkin.html>. Acesso em: 22 jun. 2010.)
1 – Como Ronald Dworkin propõe uma distinção entre princípios e política?
...