Filosofia juridica
Por: mariaanalya • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.199 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
Questionário de filosofia jurídica
01) Elabore um curto parágrafo com notas biográficas sobre Aristóteles e o contexto histórico no qual ele se situa.
Aristóteles nasceu em 384 a.c,em Estagira,cidade situada na Calcídica.Era filho de Nicomanico,cujo intitulou um dos seus principais livros como ”Ética a Nicômaco”.Ele foi discípulo de Platão.A onde Aristóteles,viveu num período da história em que a hegemonia macedónica abrangia toda a Grécia.
02) Cite algumas obras do corpus aristotelicum e indique aquelas que dizem respeito ao seu pensamento moral.
As obras de Aristóteles são divididas em dois grupos: exotéricos e acromáticas.A onde as obras acromáticas podem ser divididas em: escritos lógicos,escritos físicos e científicos,escritos metafísicos,escritos éticos e escritos estéticos.E as obras que dizem respeito ao pensamento moral foram:Ética a Nicômaco,Grande moral e Ética a eudemo.
03) Como se relacionam ética e política em Aristóteles?
Em Aristóteles é a ética que conduz à política,que segundo ele,governar é permitir aos cidadãos viver a vida plena e feliz eticamente alcançado.O Estado,portanto,deve tornar possível o desenvolvimento e a felicidade do indivíduo.Por fim,o indivíduo só pode ser feliz em sociedade,pois o homem é,mais do que um ser social,um animal político,ou seja,que precisa estabelecer com outros homens.
04) Qual a classificação das ciências segundo Aristóteles?
Ciências práticas são as que usam o saber para uma ação ou com finalidade moral,(ética e política).Ciências produtivas são as que tem por fim um objeto diferente das próprias atividades,(arquitetura e medicina).E em ciências teoréticas que são as que buscam o saber pelo saber,independente de um fim ou utilidade(metafísica e matemática).
05) Quais os campos por onde a racionalidade humana se expande e a que virtudes correspondem? Explique.
A racionalidade humana se expande por dois campos:a vida social,que correspondem as virtudes éticas,e a vida intelectual,que correspondem as virtudes dianoéticas.
06) Por que a ética é uma ciência prática?
A ética é a ciência prática,pois ela tem por objeto a ação.Ela é sempre uma excelência,uma atividade da alma,sempre de acordo com a virtude plena,culminando numa felicidade.Pois,uma pessoa ética é aquela que age consciente de suas escolhas e se responsabiliza por elas.
07) Qual o objetivo da ética?
O objetivo da ética é determinar o bem supremo,ou seja qual é a felicidade.Pois,a ética tem o objetivo de estabelecer o bem tanto ao indivíduo quanto a sociedade num todo,a onde o comportamento ético é o que se considera prudente e que serve de condução do ser humando a felicidade.
08) Como deve ser o bem supremo? Explique.
O bem supremo para Aristóteles é a felicidade,mas para conquista-lá devemos aprimorar as virtudes morais e intelectuais ao longo da vida,é uma árdua luta para atingir o fim último que é o constante equilíbrio que leva a felicidade.E para se adquirir esse bem supremo temos que vencer obstáculos,que de um lado temos os vícios pelo excesso e do outro lado pela falta,por isso o bem supremo ,a felicidade é conquistada dia a dia.
09) O que é virtude e qual a virtude do homem?
A virtude é a excelência própria de uma coisa,mas tem um caráter moral ou seja deve-se agir racionalmente.É o equilíbrio entre o excesso e a falta,é uma disposição adquirida de fazer o bem e eles se aperfeiçoa com o hábito.É a capacidade de se colocar em ato a sua própria natureza.A virtude do homem é ser racional,que consiste em realizar bem a sua racionalidade.
10) Como se adquire as virtudes dianoéticas? E as virtudes éticas?
As virtudes dianoéticas são adquiridas através da instrução e do estudo.E as virtudes éticas são adquiridas através do produto de um hábito.
11) O que é felicidade segundo Aristóteles?
A felicidade está ligada a virtude intelectual o bem maior,existindo três formas essencias para alcançar a felicidade:manter uma vida prazerosa,política e filosófica.A felicidade seria então um estado de perfeição,não dependendo da vontade de cada um,mas a sorte é um dos fatores imprescindíveis.A felicidade seria um estado da alma,um bem viver com o que há de melhor em nós,devendo-se aproveitar como ser feliz a cada instante,já que a felicidade só encontramos pura em nós,sendo uma realidade interior.
12) Segundo Aristóteles o homem é responsável por suas virtudes e vícios.Explique.
O nosso caráter é formado a partir da repetição dos atos progressivo por meio do hábito.Com o hábito adquirimos as virtudes morais e nos tornamos virtuosos.São as disposições virtuosas ou viciosas que constituem um caráter,pois somos todos responsáveis por
...