Filososfia do Direito
Por: mviniciusreiz • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 1.728 Visualizações
Questionário Filosofia
Sobre Apologia
a)Segundo Sócrates , qual o papel do filósofo?
Resposta: Segundo Sócrates o "papel principal" do filósofo é o questionamento, o poder de questionar sobre algo, ou sobre tudo o que acontece em sua volta e além do mais nunca pensar que já se sabe de tudo, ele procura a clareza e a verdade.
b)Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que a "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?
Resposta: Dar-se a entender que, ele achava que todos nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e desta forma, assumir a responsabilidade de viver a vida de um jeito, um forma correta e coerente, e conjuntamente, se não houver aquele momento em que você para e reflete, em cada momento de sua vida, em cada decisão que você toma, isso significa que não vale a pena você continuar a viver.
c)Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?
Resposta: Dirige aos homens palavras que discutem o enriquecimento sem virtude, afirmando que a riqueza deverá vir através de virtude. Sócrates - "Digo-lhes, homens que me executam, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito mais atroz que o castigo que me impõem, e que o resultado será bem diferente de que vocês imaginam."
Sobre Crítron
a)Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?
Resposta: Sócrates gostava tanto de Atenas quanto de suas Leis, eis porque o filósofo prefere não colocar a sua existência acima da existência da justiça, pois diante do grande Tribunal do Hades quer se pôr e permanecer justo, sem necessitar de dar explicações ao injustificável,e defendia as leis pois achava que ela fazia bem ao Estado.
b)Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposto de Críton para que Sócrates fuja do exílio?
Resposta: Sócrates não aceitou a proposta de Críton, pois preferia pagar uma multa ao Estado, mesmo que fosse muito alta,pois segundo as leis de Atenas,Sócrates agiu contra as lei de seu país,que prevê igualdade e os mesmos direitos para todos.
c)A condenação de Sócrates , tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio , como quer Críton , ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?
Resposta: Sim, mais Sócrates não queria ir sem o consentimento do Estado, porque na sua opinião estaria prejudicando aqueles a quem menos deveria prejudicar.
...