TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo e Gestaltismo

Por:   •  10/4/2016  •  Monografia  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

HUMANISMO

  • Muito atual, poucos estudos.

A Psicologia humanista teve sua origem nos anos 1950 a partir de estudos do psicólogo Carl (cal) Rogers, ganhando maior destaque nas décadas de 1960 e 1970. Seus estudos influenciaram a psicologia  no modo de se pensar sobre a relação psicoterapêutica.

- O humanismo veio como forma de tratar a saúde do paciente, Na psicanálise de Freud se era muito falado e estudado sobre as doenças psicopatológicas. Já o humanismo veio como forma de analisar e tratar/falar sobre a saúde do paciente.

- ela não tem como propósito fazer uma adaptação de conceitos psicológicos já existentes, e sim o intuito de ser uma nova contribuição na área da Psicologia.

- Carl Rogers (1902-1987) baseou seu trabalho no indivíduo, criando a chamada terapia centrada na pessoa.  a visão de Rogers trouxe um novo olhar para Psicologia, no sentido de acreditar que a pessoa tem um potencial para a mudança, bem como tem um núcleo básico da personalidade direcionado à tendência à saúde. “A terapia centrada na pessoa defende a não diretividade do terapeuta, do professor e apostando na liberdade de escolha dos seres humanos.

- trabalhou com um conceito a que deu o nome de tendência atualizante, que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais.

- Defendeu, também, a ideia de autoconceito como um padrão organizado e consciente das características de cada um desde a infância que, à medida que novas experiências surgem, esses conceitos podem ser substituídos ou reforçados.

- Para ele, a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos fornece a base para a formação de sua personalidade.

- Para Rogers, os indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas e a angústia psicológica é advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser).

- Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direção e o conteúdo do tratamento psicológico por ter ele suficientes recursos de auto entendimento para mudar seus conceitos.

- Também temos Abraham Maslow como um grande contribuidor para as formas de se analisar o outro/paciente/humano.

* Pirâmide de Maslow

[pic 1]

Maslow, em 1962, desenvolveu o conceito de motivação atrelado ao modelo de hierarquia de necessidades construída com base numa pirâmide, na qual as necessidades são assim firmadas.

- No direito se discute muito a pirâmide do Maslow :  como situações de necessidades básicas, que pode levar o ser humano a um extremismo, como roubar algo para comer.

- Possui como questão principal AS ESCOLHAS → motivações e escolha :  o que influenciam as pessoas, como cada um ver o mundo para escolha

GESTALTISMO

- Foi influenciado pelo fisiologismo.

- É uma corrente que deu uma importante contribuição na construção da Psicologia como ciência.

- O principio básico da Teoria Gestalt é que a organização dos dados que nos cercam é parte do processo perceptivo.

- Para os psicólogos dessa linha teórica, toda percepção é uma gestalt, um todo que não pode ser compreendido (quando se está fragmentado/por partes) pela separação em partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com