Importância da Biblia nas Sociedades Ocidentais
Por: IsraelGirundi • 11/6/2020 • Dissertação • 442 Palavras (2 Páginas) • 1.039 Visualizações
Qual a importância da Bíblia na formação da cultura ocidental?
A bíblia é um livro de mais de dois mil anos, que sintetizando, é um livro com a união de várias cartas e outros pequenos livros, escritos por diferentes autores, em diferentes períodos, os livros ideias foram escolhidos pela cúpula da religião, criando variações da bíblia, como o torá, a tradicional bíblia católica, é também a bíblia protestante. Essas variações foram feitas visando a melhor adequação aos ideais, com a inclusao ou exclusao de livros. Portanto, a bíblia é considerado um livro fiel para os seus fiéis, como uma constituição a ser seguida, sendo interpretativa, atemporal é imutável.
Discutir a importância da bíblia para a construção da cultura e das sociedades ocidentais é uma tarefa não tão fácil, levando em conta a extensão do período, e a vasta diferenciação cultural no ocidente. Entretanto, alguns pontos são congruentes na cultura ocidental. Como pontos principais, é de se destacar, a construção do Estado e do direito constitucional ocidental, e da construção da estrutura familiar é de costumes.
Sobre a importância da bíblia na construção do Estado e do direito ocidental, observa-se que majoritariamente, as constituições federais não organizadas seguindo um padrão com penas mais brandas, não contendo pena de morte, e acreditando que o ser é bom, o que simpatiza com princípios contidos na bíblia. Além da construção das constituições, alguns hinos nacionais são baseados em questões religiosas, como de exemplo o hino dos Estados Unidos," E este é o nosso lema: Em Deus está a nossa confiança.". Além disso, as nações ocidentais carregam consigo o maior princípio cristão, que é o livre arbítrio quanto a escolha de suas atitudes é escolha religiosa, não forçando o indivíduo a seguir certa religião.
No que tange a influência bíblica na construção familiar ocidental, alguns pontos podem ser observados, como mesmo com a maioria dos Estados ocidentais praticarem a laicidade, uma parte expressiva da união matrimonial é feita dentro de estabelecimentos religiosos, o que é uma tradição cristã. Atrelado a isso, a própria estrutura de família tradicional é baseada em pressupostos cristãos, com um pai, uma mãe e os filhos. Mesmo que atualmente esse costume, muitas das vezes consolidado em parâmetros jurídicos, esteja passando por modificações mais liberais é diferentes das utilizadas no meio bíblico, por milênios a sociedade ocidental foi construída com essa base familiar.
Levando em consideração os fatos retratados acima, conclui-se que a bíblia é de extrema importância na formação cultural das sociedades ocidentais, e que mesmo que tenha suas estruturas fortes e bem arraigadas na população, ela vem passando por mudanças.
...