Instituições Totais e Profilaxia
Por: na_alves • 20/6/2016 • Resenha • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 297 Visualizações
Data da Aula: 12 e 13/12/2015
Aula: Instituições Totais
Turma: PJ2015A-RP - Psicologia Jurídica - Forense
Módulo: Instituições Totais. Controle e Profilaxia Social
Professor: Rubens Correia Junior
INSTITUIÇÕES TOTAIS E PROFILAXIA
Efeito Lúcifer: violência patrocinada nas instituições. Esse módulo perambula pelo viés da punição nas instituições.
Autores:
Goffman:” Manicômios prisões e conventos” e “Estigma”
Wacquant: “As prisões da miséria”
Foucault:” Vigiar e Punir: o nascimento da prisão”
Lapassade: “Microfísica do poder”
Thompson: “ A questão Penitenciária”
Bentham: O panóptico
5Ps são os presos: pretos, pobres e prostitutas e mais os periféricos e policiais de baixo coturno policiais com baixa patente). Também são eles que são mortos nas guerras das drogas e criminalidade.
Cultura brasileira: - olha com quem você está falando e pretos e pobres são os discriminados.
Suécia: 63% dos presos são imigrantes
EUA: prisões lotadas de latinos e Chicanos
Prisão segue mesmo padrão em todos os países: prendem vulneráveis.
Em algumas prisões do Brasil, 60% das mulheres estão sendo presas devido ao tráfico de drogas e pega com 100g . ou seja, são mulheres pé de chinelo esposas de traficantes pé de chinelo.
Auxílio reclusão é um auxílio que tem a contrapartida do contribuinte que é o trabalho do preso. Somente o preso que tem carteira assinada tem o direito ao benefício. Esse benefício é para diminuir o número de presas esposas tentando evitar isso e uma bola de neve para não ter os 2 genitores presos. Ir contra o auxilio reclusão é ir contra a mãe que tem que sustentar os filhos após a prisão do pai.
Viver é muito fácil, viver com o outro e conviver é que é difícil. Hoje cresce pessoas que preferem animais do que os homens. O problema está em algumas pessoas que pregam uma bandeira covarde de preferir os animais, os animais não questionam suas opiniões, não irão te trair e você não tem que lidar com a convivência.
Instituições totais são as que agrupam diversas pessoas que não tem nada em comum do ponto de vista de opiniões, religiões, confinamento sem empatia. É só observar os programas do tipo Fazenda, ou Big Brother.
Ricardo Cappi deu entrevista na globo no fantástico esse domingo dia 06/12/2015 e falou de sistema carcerário.
Ressocializar é socializar novamente. Parte do principio que ela foi socializada um dia. Como é nossa ideia ocidental para ressocializar se coloca um preso somente com homens, ambiente fechado, retira o cabelo, retira qualquer pertence que lembra que ele tem individualidade, retira o nome e coloca um número e depois de 15 anos preso, tira desse ambiente homogêneo e depois coloca-o do lado de fora num ambiente heterogêneo.
Instituições totais hoje servem para retirar os indivíduos que estão entre nós e não necessariamente são bandidos ou perigosos, apenas não tem uma função na sociedade capitalista.
Uma instituição total pode ser definida como um local de residência e trabalho de grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por considerável período de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada. (Goffman, pág 11)
Para cada 1 tiro dado em legitima defesa de um cidadão, 4 crianças são mortas por tiro acidental. Tem que pesar a violência contra a mulher que mais da metade e com arma de fogo. No mínimo 1 mulher por dia é morta por violência doméstica.
A média de reincidência da prisão brasileira é de 70%. Existe uma prisão chamada APAC que o preso tem a chave da prisão e somente presos com baixa periculosidade. Segundo: http://institutoavantebrasil.com.br/brasil-reincidencia-de-ate-70/
Instituição total patrocina a limpeza da sociedade, limpa a sociedade de pessoas que ela não quer. A prisão e o manicômio tira primeiramente a dignidade da pessoa.
Manicômio judicial é um ambiente precário, exemplo: defecar na frente de 60 pessoas, não ter com o que limpar, ser estuprado todos os dias, ficar mais de mês sem tomar banho.
5 tipos de instituições totais:
- Incapazes e inofensivos: cegos, indigentes, órfãos, deficientes físicos
- incapazes/ameaça não intencional: leprosos, tuberculoses, doentes mentais
- Capazes/ ameaça intencional: cadeias, prisões, campos de concentração
- Trabalho/funcional: colônias, mansões, fazendas, quartéis, navios
- refúgio: mosteiros, conventos e claustro
Características:
- não tem democracia, tem autoridade única
- leis verticalizadas: as leis vêm de baixo para cima.
- grupos fazendo a mesma coisa.
- grupos tratados de maneira igual
- horários pré definidos sem democracia
- planejamento externo, quem vigia e pratica tudo, são pessoas diferentes dos internos.
- controle de necessidades básicas tais como alimentação feitas de forma democrática
- formação de dualismo e hostilidade entre internos e supervisão
- fomentação de hostilidade entre internos, é bom para a supervisão ter grupos distintos entre os internos favorecendo a rivalidade, desta forma não terão força para formar uma unidade coesa para reivindicar
- etiquetamento mediante efeito lucifer
- restrição do contato com o mundo externo
- criação de 2 mundos distintos e contrapostos no ponto de vista social e cultural.
- formação de estigma de todos.
A igualdade deve ser usada quando a diferença me inferioriza e a diferença deve ser vista quando a igualdade me descaracteriza.
Numa instituição total, a pessoa entra e fica sem identidade alguma. Deixa de ser quem é e passa a ser um numero, sem poder, frágil e sujeição sob regras.
Filme: Hurrikaine que fala sobre o afastamento da situação, com abstenção e desatenção aos acontecimentos.
Chomsky: historiador e economista que fala sobre atualidades.
AULA 12/12/2015
Vídeo: O dia que Dorival encarou a Guarda de Jorge Furtado
Mostra o funcionamento de uma instituição total. Pontos destacados:
- discriminação: Macaco não toma banho, negão igual Gorila, criolo. Também em contrapartida tem ofensas do tipo: boneca, catarina
- Hierarquia seguindo ordens que ninguém questiona de onde vem. Verticalização hierárquica, seguir ordens sem questionar, institucionalizados também.
- rebelião através da imposição
...