Instituições de Direito Pública e Privada
Por: Ariel Clóvis G. da S. M. de Espíndola • 8/10/2021 • Resenha • 514 Palavras (3 Páginas) • 114 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PÓLO DE PESQUEIRA
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
(TAREFA VIRTUAL DA SEMANA 1)
ARIEL CLÓVIS GONÇALVES DA SILVA MARINHO DE ESPÍNDOLA
PESQUEIRA-PE
SETEMBRO/2021
Desta forma, redija um texto, em no máximo duas laudas, explicando como o direito constitucional, administrativo e civil podem contribuir para a sociedade em que vivemos.
Contribuições do direito constitucional, administrativo e civil para a sociedade
O Direito Constitucional é a parte do direito público que estuda, coordenar e compreende as normas que servem de base para o país, definindo a sua estrutura e sua forma de organização, além de versar sobre os direitos e as garantias das pessoas (OLIVEIRA, 2012). Tais garantias oferecem aos cidadãos dignidade e proteção contra qualquer tipo de violação dos seus direitos por parte de gestores, e assim faz com que os indivíduos de uma sociedade possam ter uma vida satisfatória. Uma contribuição muito importante que o direto constitucional dá ao cidadão é a conscientização, por meio da cidadania e educação auxiliando no processo de formação deste.
O Direito Administrativo é o ramo do Direito, onde se é possível manter o controle público de um conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado (PRIME CURSOS, 2017). Seu principal objetivo é a satisfação dos interesses públicos. Dentro deste ramo do direito encontramos a Administração pública, está é de suma importância para a sociedade. As contribuições do direito administrativo podem ser notadas através da administração pública, uma vez que esta é uma forma de organizar o estado, além de ter como características a transparência nos processos, e tem como objetivo a eficiência e eficácia e a "construção" de indivíduos com pensamento críticos (VASCONCELOS, 2015), uma vez que, através dela é possível demonstrar à sociedade brasileira onde o dinheiro público é gasto e dando uma explicação da arrecadação.
O Direito Civil é o ramo do Direito que reúne as normas jurídicas gerais sobre as relações pessoais, familiares e patrimoniais (MONTORO, 1983). O seu objetivo é estipular como os indivíduos têm de ser comportar e se relacionar em sociedade. Vale ressaltar que este direito está presente desde do nascimento até a morte do cidadão, uma vez que este contribuir assegurando aos indivíduos direitos e deveres básicos de cada um. Como exemplos de normas jurídicas relacionada às relações familiares temos o casamento, divórcio, pensão entre outros são exemplos da contribuição do direito civil para a sociedade, é a partir do direito civil que o cidadão poderá ter acesso aos itens citados.
Outros exemplos que vemos na nossa sociedade da sua atuação, é em casos onde um indivíduo morre e deixa uma herança, neste momento as normas jurídicas estipuladas pelo direito civil entram em vigor regulando estas relações e assim contribuindo para a organização.
Referências
OLIVEIRA, João Rezende Almeida; COSTA, Tágory Figueiredo Martins. Instituições de Direito público e Privado. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, UFSC; Brasília: CAPES, UAB, 2012.
VASCONCELOS, Raphael Melo. A importância administração pública no comportamento da sociedade, 2015.Disponível em:
...