Introdução a Modalidade Ead
Por: Jose Nazaré Almeida • 17/3/2019 • Relatório de pesquisa • 936 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
Iolanda Aparecida Freire de Oliveira
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
Disciplina: Introdução a Modalidade EAD
Montes Claros - MG
26 de Fevereiro de 2019
- INTRODUÇÃO
Hoje em dia, verifica-se que a informática está intimamente ligada ao ser humano, seja em casa, no trabalho ou no lazer. A evolução tecnológica vivida por nossa sociedade tem evidenciado o valor da informação. Desde o despertar até a mais simples transação bancária que realizamos durante o dia, um telefonema, estamos nos servindo da informática. Muitas vezes lidamos com a tecnologia do computador sem nos darmos conta: ao usar o microondas, ao ligar o videocassete, tudo isso sem sair de casa.
Assim, trata-se o presente relatório, de uma síntese sobre os conceitos básicos da informática, de Hardware e Software e suas devidas aplicações, além de apresentar os periféricos, indicando suas funções.
- DESENVOLVIMENTO
Iniciou-se a primeira semana, trazendo um breve histórico do surgimento da informática. Foi informado que o homem precisou criar mecanismos para armazenar informações sobre o seu dia a dia. Surgiu assim a necessidade de se realizar cômputos e o homem cria um sistema de controle rudimentar, chamado “ábaco” para facilitar a realização das operações matemáticas.
Com isso, o desenvolvimento da eletrônica torna possível a criação de dispositivos capazes de automatizar tarefas realizadas pelo ser humano. Os computadores passaram por significativos avanços tecnológicos, propiciados principalmente pelos seguintes dispositivos: válvula a vácuo, transitórios, circuitos integrados e microprocessadores.
Sabe-se que computador é uma máquina que processam dados, orientado por um conjunto de instruções e destinado a produzir resultados completos, com um mínimo de intervenção humana. Entre vários benefícios, pode-se citar: a grande velocidade no processamento e disponibilização de informações; a precisão no fornecimento das informações; a execução de tarefas repetitivas; propiciando a redução de custos em várias atividades, sendo classificados em pessoais, notebooks ou laptops, handheld ou computadores de mão e mainframes.
O computador se divide em duas partes fundamentais, o Hadware e Software. Sendo que o Hardware é a parte mecânica e física da maquina, com seus componentes eletrônicos, ou seja, são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos. Esses elementos se comunicam com os demais através do barramento, um dos componentes da placa-mãe. Enquanto que o software é um programa ou conjunto de instruções que permite que o computador execute uma determinada tarefa.
Alguns hardwares importantes do computador são: placa mãe, CPU, gabinete, fonte de alimentação, no-break, estabilizador e placas de expansão. A placa mãe é responsável por interconectar todos os dispositivos do computador, enquanto a CPU é responsável por executar todas as instruções do computador.
Assim, um computador é um equipamento eletrônico com a capacidade de receber dados, processá-los, armazená-los e devolvê-los como informações ao usuário. O computador, por meio das unidades de entrada e saída em formato de informação. Ou seja, para um dado ser processado, ele precisa passar pela memória principal. Já “Dado” é algum tipo de material em formato desorganizado que não significa nada isoladamente.
...