TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a direito

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO

NOÇÕES GERAIS DE DIRETIO – ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

TRABALHO EM GRUPO

RESPONDER AS QUESTÕES SEGUINTES

  1. Segundo o Código Civil brasileiro "toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil"  (art. 1º.). De acordo com o mesmo diploma legal as pessoas são consideradas  absolutamente incapazes e relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos  da vida civil. Especifique essas pessoas e quais as conseqüências dos atos  praticados  

pelas mesmas? (modificado pela lei 11.314/15, explicar).

Capazes são todos os maiores de 18 anos ou emancipados, aptos da vida civil, sem a necessidade de serem assistidos ou representados; seus atos são não nulos. Os relativamente incapazes são todos os maiores de 16 anos e menores de 18 anos; além destes, também são relativamente incapazes os deficientes mentais com discernimento reduzido ou desenvolvimento mental incompleto ou excepcional e os viciados em tóxicos; seus atos são anuláveis. Os absolutamente incapazes são todos os menores de 16 anos, portadores de enfermidade ou deficiência mental sem discernimento e qualquer um que não consiga expressar sua vontade; seus atos são nulos.

  1. O que entende por emancipação e quais os modos de sua obtenção?

Emancipação é o direito do menor de administrar os seus próprios bens. É um ato jurídico que concede a uma pessoa que não tenha atingido a maioridade, a capacidade para a prática dos atos da vida civil. A emancipação pode ocorrer por meio da autorização dos pais, desde que a pessoa já tenha completado 16 anos; pelo casamento; por meio da colação de grau em curso superior; se o menor for proprietário de um estabelecimento comercial, desde que já completados os 16 anos; ou se tiver emprego cuja remuneração seja suficiente para seu próprio sustento. Em todas essas situações, porém, é necessário o reconhecimento da emancipação por meio de uma decisão judicial.

  1. A Constituição Federal assegura que não poderá haver prisão civil por dívida, art. 5º., LXVII. Há exceção? Explique

  1. Dê sua definição de Direito. Qual a principal fonte do direito? Quais as fontes secundárias do direito?

Direito é o que segue a lei e os bons costumes. A principal fonte do direito é a lei. As fontes secundárias são os costumes, a jurisprudência e a doutrina.

  1. O que entende por direito público? O que é direito privado? Exemplifique

O Direito Público é o ramo do direito composto pelas normas que tem por matéria interesse do Estado, tais como a função e organização, a ordem e segurança, a paz social, etc. Tais normas regulam as relações entre o Estado e os particulares, visando sempre a concretização do interesse público, conforme as previsões da lei. O Direito Privado é formado por normas que tem por matéria as relações existentes entre os particulares relativas à vida privada, e as relações patrimoniais ou extra patrimoniais. As normas de direito privado encontram-se no direito civil e no direito comercial.

  1. Defina pessoa física e jurídica. Como se prova a existência da pessoa física e jurídica?

Pessoa física pode ser entendida como todo ser humano que nasce com vida. Já pessoa jurídica pode ser entendida como país, estados e municípios, empresas, etc, ou seja, são entidades que a lei confere personalidade.

  1. Segundo o artigo 5o. XXXV11.214/15)I, da Constituição Federal, a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. Explique

Direito adquirido é um beneficio que não pode ser perdido ou modificado. Coisa julgada é a situação que já tramitou na justiça e não cabe mais recursos, ou seja, ela é definitiva. O ato jurídico perfeito é aquele que já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, tornando-se portanto completo ou aperfeiçoado.

  1. Pode o cidadão se escusar de cumprir a lei alegando desconhecimento? Justifique

Em tese, ninguém pode alegar desconhecimento das leis para eximir-se de qualquer responsabilidade. É em função dessa regra que todas as leis brasileiras devem ser publicadas em Diário Oficial, público e gratuito, para que todo brasileiro possa ter acesso.

  1. O que entende por direitos humanos?

Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

  1. O que entende por Estado Democrático de Direito?

O Estado democrático de direito é um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica. Em um estado de direito, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das regras de direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com