Jusnaturalistas
Por: marcellabso • 23/9/2015 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 618 Visualizações
Marcella Oliveira 1C
41556976
OS JUSNATURALISTAS DA ERA MODERNA
Para entendermos o que é jusnaturalismo ou direito natural, precisamos estabelecer uma diferença entre ele e o direito positivo. O jusnaturalismo parte do principio de que existe um direito natural comum a todos os homens, que deriva da natureza de algo ou simplesmente de sua essência. O direito positivo é basicamente, leis, regras que determinam a convivência em sociedade.
Para Pufendorf, jurista alemão e referência no tema jusnaturalismo, da solidão do homem e do desamparo de cada um (imbecialitas) se deu um dos mais importantes princípios do direito natural, a necessidade do homem viver em sociedade (socialitas). Para ele, o jusnaturalismo se baseia na vontade de Deus e a partir desses princípios fundamentais ele divide o direito natural em duas frentes:
Absolutas, que são aquelas que estão acima da vontade do homem e hipotéticas, que são moldáveis, se adequando ao tipo de sociedade e mudando com o passar dos tempos.
Podemos concluir, que o jusnaturalismo ao mesmo tempo que rompe o conceito de jurisprudência e dogmática da época romana não rompe com a dogmática do sistema, que baseia-se no racional. Portanto, o jusnaturalismo resultou de diversas transformações econômicas e sociais que mudaram a concepção de poder do Estado.
...