TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGALIZAÇÃO DO CIGARRO E PREVIDENCIA SOCIAL

Por:   •  16/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

UTILITARISMO

LEGALIZAÇÃO DO CIGARRO E PREVIDENCIA SOCIAL: apesar da legalização do cigarro contribuir para a morte prematura dos indivíduos, em virtude do surgimento de inúmeras doenças respiratórias graves, ela se faz necessária, caso contrário, muitas pessoas chegariam à idade exigida para obtenção do beneficio. Isso teria como consequência o aumento dos custos ou a quebra do sistema previdenciário. Segundo o utilitarismo deve prevalecer o interesse da maioria, mesmo que minorias sejam prejudicadas, pois, o que importa é o computo final. Dessa forma, se a maioria das pessoas se importam com o sistema previdenciário, a legalização do cigarro deve ser mantida.

LEI DA FICHA LIMPA E PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. UTILITARISMO: segundo o utilitarismo a aprovação de leis deve-se pautar pelo resultado que a maioria almeja, mesmo que uma minoria seja prejudicada, portanto, devem prevalecer ações que tenham como resultado a maior quantidade de bem-estar. Tendo em vista, que a lei da ficha limpa foi criada para afastar do poder publico pessoas envolvidas com praticas ilícitas, em favor de toda população brasileira, é plenamente aceitável a relativização do principio da constitucional da presunção de inocência para garantir à população a maior felicidade e bem-estar social, afastando os políticos corruptos do poder.

BOMBA DE HIROSHIMA E UTILITARISMO: para o utilitarismo o lançamento da bomba de Hiroshima é uma conduta ética, pois, para esta doutrina, não importa o meio utilizado para alcançar um objetivo final, desde que o resultado proporcione o bem-estar da maioria. No caso em questão, o fim da guerra traria mais felicidade para um numero maior de pessoas, sendo o irrelevante o fato de lançarem uma bomba atômica.

CONDUTA DO CANDIDATO FICHA LIMPA. UTILITARISMO: para o utilitarismo, o candidato que se mantém afastado de praticas de corrupção, mesmo que seja por meio de coerção legal, estará proporcionando maior felicidade para população brasileira.

PRAGMATISMO

REGULAMENTAÇÃO DA PROSTITUIÇAO COMO PROFISSÃO À LUZ DO PRAGMATISMO. O QUE É VERDADE PARA O PRAGMATISMO: essa corrente de pensamento se baseia na observação das consequências práticas, ação, hábitos e crenças. Dessa forma, para que seja regulamentada tal profissão se faz necessária à observação e acumulação de hipóteses sobre o caso, porem, diante das convenções sociais de nossa atual realidade essa medida não é adequada. A verdade é o que praticamente se apresenta em um determinado momento para uma determinada pessoa ou grupo, portanto, passível de modificações conforme a evolução da pratica ou do conhecimento humano.

À LUZ DO PRAGMATISMO POSSO AFIRMAR QUE HERCULES É HONESTO? Não. Pois, o pragmatismo defende o costume continuado de um ato praticado sempre da mesma forma para aquela finalidade. Não se baseia por atos futuros. Dessa forma, o correto seria afirmar que Hercules tem sido honesto, pois, a pratica da honestidade deve ser praticada diariamente para ser mantida.

LEI DA FICHA LIMPA E PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA. PRAGMATISMO: essa corrente de pensamento se baseia na observação das consequências práticas, ação, hábitos e crenças. Para o pragmatismo, a verdade é o que praticamente se apresenta em um determinado momento para uma determinada pessoa ou grupo. Tendo em vista que práticas de corrupção por agentes públicos ocorrem com frequência e que a aprovação da lei da ficha limpa coíbe tais praticas, faz-se necessária e aceita relativização do principio constitucional da presunção de inocência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com