MEU VATICANO – O VATICANO DE JORSEPH RATZINGER BENTO XVI
Por: brunodlh • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO
BRUNO DE LUCA HUBBE
MEU VATICANO – O VATICANO DE JORSEPH RATZINGER
BENTO XVI
CURITIBA
2015
A santa Sé e o Vaticano são dois entes distintos, que tem em comum, o vínculo com a Igreja Católica Romana. A Santa Sé é a entidade comanda pela Igreja Católica, que é chefiada pelo Papa e é composta pela cúria romana, conjunto de órgãos que assessora o Papa em sua missão de dirigir junto aos fieis na busca de deus fins espirituais. É sediada no Estado da Cidade do Vaticano, e seu poder não é limitado por nenhum outro estado.
Assim a Santa Sé é um sujeito do Direito Internacional, adquirindo ao longo do tempo influência na vida mundial. O papa goza de status de chefe de estado assim lutando pelo interesse social do povo.
Portanto a Santa Sé pode celebrar tratados, participar de organizações internacionais e exercer o direito de legação, que é o direito de enviar e receber agentes diplomáticos, abrindo missões diplomáticas.
O Vaticano é um ente estatal, portanto tem personalidade jurídica de Direito Internacional, conta com um território de 0,44 km², com nacionais e com governo soberano, cuja maior autoridade é o Papa. O principal papel do vaticano é conferir suporte material para que a Santa Sé possa exercer suas funções.
A cidade do Vaticano possui três elementos clássicos que figuram os entes estatais, território, povo e o governo soberano. O Vaticano reúne capacidade internacional, podendo celebrar tratados e participar de organismos internacionais. Tem ainda direito de legação, no qual é exercido pela Santa Sé, que age em nome do Estado da Cidade do Vaticano, ocupando-se na pratica da diplomacia vaticana, assim com a vinculação entre ambos, é certo que os compromissos internacionais assumidos pelo Vaticano influenciam os destinos da Santa Sé, e vice versa.
O Papa na hoje luta pela igualdade social, por princípios de uma maneira satisfatória, sob entendimento apaziguador, o Vaticano baseia sua política, em um contexto claramente percebido quando a Igreja atual, com Papa bento XVI, buscou lutar contra as Guerras, homossexualismo, camisinha, temos que estão corriqueiros em nossas vidas no século XXI.
O papa deve ser considerado um sujeito ativo do Direito Internacional, atuando em litígios internacionais, e conseqüentemente favor decisivo para manutenção da paz.
Assim o presente trabalho realizado pela igreja católica tem afirmado e defendido em tese que a Igreja Católica constitui das grandes influencias do Direito Internacional, apesar de não se adaptar e moldar a dinâmica atual seguida pelos diversos Estados. O desenvolvimento da doutrina Papal iniciado por Bento XVI sobre a comunidade internacional é creditada principalmente a Pio XII. O principio central desta doutrina é a unidade e harmonia do gênero humano, decorrente de sua origem comum em Deus e visível na natureza racional de todos os homens. Este raciocínio,
...