Maquiavel - Bibiliografia e obras
Por: Vinicius86 • 4/4/2016 • Resenha • 730 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
VIDA E OBRA DE MAQUIAVEL
RESUMO: A elaboração do trabalho sobre a bibliografia de Nicolau Maquiavel, busca compreender a ideologia e seu envolvimento com a política com ênfase em sua obra mais famosa e polêmica denominada “O Príncipe”. E como, em sua perspectiva, a Ética e Moral são sacrificadas em função das razões do Estado.
ABSTRACT : The development work on the bibliography of Niccolo Machiavelli, seeks to understand the ideology and their involvement in politics with an emphasis on his most famous work and controversy known as " The Prince" . And how, in his view, the Ethics and Moral are sacrificed according to state reasons.
PALAVRAS CHAVES: Maquiavel, politica, Estado, forma de governo.
SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Biografia de Maquiavel; 3 o Príncipe – sua principal obra; 4 Suas obras; 5 O Príncipe; 6 Considerações Finais; Referências Bibliográficas.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar o livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel e a vida desse importante personagem da história para entender sobre as ideias que queria passar e os motivos que o levarão a escrever este livro, a situação do autor e contexto histórico.
O autor foi um historiador, filósofo, diplomata, músico e político importante na época do Renascimento. Na obra O Príncipe ensina como manter um governo absolutista, mesmo que seja preciso usar forças militares para manter sua autoridade, uma ética astuta, cruel e tirana. Isso faz com que ele seja lembrado até os dias de hoje pelo termo "maquiavélico (a)" que é usado para definir pessoas que praticam atos imorais, até mesmo violentos para obter vantagem e manipular o povo, em resumo "os fins justificam os meios" de acordo com olhar político de Maquiavel.
2 BIOGRAFIA DE MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel ( Niccoló di Bernardo dei Marchiavelli) , nasceu em Florença - Itália, em 03 de maio de 1949. Filho de Bernardo Maquiavel, advogado e tesoureiro da província de Marca de Ancona e de Bartolomena Nelli, ligada à ilustre família de Florença.
Desde criança, muito estudioso aprendeu matemática, latim e estudou a língua grega antiga.
Em sua vida adulta exerceu diversas funções. Em 1502 foi nomeado pelo Cesar Bórgia para trabalhar em conjunto com Duque Valentino no governo da Florença, neste trabalho que floresceu o seu pensamento de escritor político.
Também no ano 1502 Maquiavel casou-se com Marietta Corsini e teve quatro filhos e duas filhas.
Em 1505 assumiu um projeto da milícia nacional para substituir tropas mercenárias, com a aprovação do governo. Contudo no fim da república em 1512, Maquiavel perde o cargo de secretário da Senhoria e é exilado em Florença.
Já em 1513 é citado em conspiração para eliminar o cardeal Giovanni de Médici, foi preso com suspeito e torturado.
Exilado nos arredores de Florença, dedicou-se a atividades literários, tais como: “O Príncipe”, “ Os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio”, Os Sete Livros sobre a Arte da Guerra”, “As Comédias. Após um ano de exilamento foi beneficiado pela anistia, pelo
...