O Contexto de Vida de Maquiavel Influenciou em Toda a Sua Obra
Por: Gabrielly Lima • 28/9/2018 • Trabalho acadêmico • 724 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Direito
Política
Prof. Malco Camargos
2º período
Aluna: Ana Victória Dias Lacerda, Maria Gabrielly Morais de Lima.
- O contexto de vida de Maquiavel influenciou em toda a sua obra. Em qual contexto viveu o autor e quais foram as consequências para sua obra. Este mesmo contexto influenciou Hobbes?
Maquiavel, nascido em 1469, no ápice do renascimento, a Itália se encontrava politicamente e militarmente fraca. Esse cenário possibilitou que Maquiavel observa a necessidade de uma nova regra metodológica, onde se analisa a realidade como ela é.
Thomas Hobbes nasceu em 1588, vivendo em um período de agitações políticas e sociais, fazendo com que Hobbes desenvolvesse suas ideias acerca da sociedade, governo e natureza do homem.
- Maquiavel é conhecido como um dos fundadores do “Realismo Político”, por que? E por que Hobbes é conhecido com um contratualista?
Maquiavel é considerado o fundador do realismo político, pois fala sobre o estado real, aquele capaz de manter a ordem. O autor escreve aquilo que observa, buscando a realidade efetiva. Hobbes, por sua vez, afirma que a origem do estado ou sociedade está num contrato, os homens que até então viviam em um estado natural firmam um contrato entre eles, subordinando-se politicamente e estabelecendo regras de convívio.
- Qual a concepção de homem para Maquiavel e Hobbes e o que isto influência na necessidade de um Estado?
Para Maquiavel, o homem é ingrato, volúvel, simulador, covarde e ganancioso. Maquiavel indica também a repetição como prática humana constante, tornando o homem previsível.
Já para o filósofo Thomas Hobbes, o homem é essencialmente mal, dotado de liberdade negativa, sendo todos iguais e plenamente livres, guiados por suas vontades. O autor afirma ainda que "o homem é o lobo do homem", para ele o homem é egoísta por natureza e estes se unem para preservar a vida, sendo esta união um pacto social; o contratualismo.
- O Estado pode ou deve controlar as propriedades para Maquiavel e Hobbes?
De acordo com Maquiavel o Estado necessita de ser real, ou seja, é de suma importância examinar a realidade da forma que ela é e não como desejamos que seja. Além do mais ele acreditava que o Estado carece de passar por ciclos de estabilidades e caos, mas o mesmo defende que a ordem é indispensável e precisa reinar. Segundo Maquiavel o Estado deve controlar para evitar o estado de guerra, a ordem é algo indispensável, obtendo controle das propriedades.
Segundo Hobbes o Estado se dá através de um “contrato” que estabelecia as regras de convivência social e de subordinação política, sem esse contrato os homens viveriam naturalmente sem poder e sem organização. O Estado é uma organização da sociedade, com isso se torna dono de suas propriedades, para impor uma forma de controle através da autorização da própria população, visando viver em paz e serem protegidos das outras pessoas, terem segurança.
- Para os autores como o Estado conquista a obediência de um povo?
Maquiavel relata que o poder que nasce da natureza humana não se trata mais de violência, força bruta, mas agora é obtido pela sabedoria para manter o domínio, o respeito dos governados. Para o governante se manter no poder deve ser virtuoso e criar boas instituições a fim de que facilitem o domínio, deve tentar ser bom, mas se as circunstâncias exigir que ele não seja bom, ele deve enfrentar a situação sendo cruel se for preciso.
...