Metodologia da Pesquisa Científica
Por: 14072013 • 15/9/2015 • Resenha • 1.158 Palavras (5 Páginas) • 520 Visualizações
Faculdade independente do nordeste – FAINOR.
1º semestre de Direito – Noturno A.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica.
Professora: Ana Paula Lima.
Discente: Wallas Oliveira Almeida.
BARROS, Aidil; LEHFELD, Neide. Fundamentos da metodologia científica. 3º
ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
1. Metodologia Científica: Definição.
1.1. Disciplina que atribui os caminhos indispensáveis para o auto aprendizado. (p. 1).
1.1.1. É o caminho, a decisão para um rigor científico. Oferece normas, regras e hábitos que orientam no caminho da pesquisa científica. Quando aplicada, consiste em um conjunto de procedimentos utilizados que examina, estuda e avalia métodos e técnicas de pesquisa, bem como a geração ou verificação de novos que conduzam à captação e ao processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação. (p. 1 – 2).
1.1.1.1. É uma “metaciência”, É um estudo que tem por objeto a própria ciência e as técnicas específicas de cada ciência. Que tem por interesse o estudo, descrição e análise dos métodos e esclarecimentos sobre seus objetivos, ajudando-nos a compreender o próprio processo da pesquisa científica. (p.2).
2. O método.
2.1. Pode ser considerada uma visão abstrata da ação. (p.2).
2.1.1. . Constitui-se dos passos a ser dados na busca de um conhecimento, uma análise de dada realidade social. (p.3)
2.1.1.1 É a forma ordenada de proceder ao longo de um caminho. Conjunto de processos ou fases empregadas na investigação, na busca do conhecimento. (p.3).
2.1.1.1.1. Pode ser estudado como processo intelectual e como processo operacional. (p.3).
3. A técnica
3.1. Representa a maneira de atingir um propósito bem definido, a partir de uma orientação básica dada pelo método. (p.4).
3.1.1. Ela é estritamente ligada ao método e ao processo empregado. (p.4).
3.1.1.1 são aplicadas em obediência ao método e com sua orientação geral, solucionando os problemas para diversas etapas sejam alcançadas. (p.4).
3.1.1.1.1 Assegura e instrumentaliza a ação das fases metodológicas. Nos dá o “como fazer”, isto é, a maneira mais hábil, mais perfeita de executar uma ação. (p.5).
4. A importância da metodologia científica.
4.1. Baseada na apresentação e no exame de diretrizes aptas a instrumentar o universitário no que tange ao estudo e ao aprendizado. (p.5).
4.1.1. Mais valem o conhecimento de uma série de problemas ou o aumento de informações acumuladas sistematicamente. (p.5).
4.1.1.1. Estamos voltados para assessorar e colaborar com crescimento intelectual do aluno e para a formação de um compromisso científico diante da realidade empírica. (p.5).
5. Processo Científico.
5.1. Os objetivos precípuos da universidade são ensinar e divulgar o procedimento científico, forma cientista e desenvolver o conhecimento. (p.5).
5.1.1. Configura-se “Estudar é concentrar todos os recursos pessoais na captação e assimilação dos dados, relações e técnicas que conduzem ao domínio de um problema”. (p.5).
5.1.1.1. Aprender é obter o resultado desejado na atitude do estudo. (p.5).
5.1.1.1.1. Definições, breves em si, precisam ser imediatamente completadas por estas sentenças esclarecedoras:
a) Pode-se estudar e não aprender, quando o esforço é insuficiente;
b) Pode-se aprender sem estudar, quando o esforço é desnecessário. (p.5).
6. O estudo.
6.1. É um ato metódico, sistemático e objetivo de perscrutar a realidade, por meio da investigação e reflexão. Estuda-se para compreender e entender a coisas ao redor.
6.2. “A metodologia auxilia e orienta o universitário no processo de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação do estado de espírito crítico e de hábitos correspondentes necessários ao processo de investigação científica”. (p.6).
6.3. Algumas coordenadas próprias e fundamentais, que o fazem estudar com a disposição de observar, refletir e atuar cientificamente.
São elas:
a) Possuir capacidade de apreensão e de ensaio crítico;
b) Dominar o objeto ou construí-lo;
c) Conhecer pela metodologia da pesquisa;
d) Aperfeiçoar o conhecimento pela formação e informação técnico-cientifica;
e) Criar a partir de um conhecimento obtido;
f) Participar na busca, na aplicação e na socialização dos conhecimentos obtidos. (p.6).
7. Objetivos da disciplina metodologia científica.
7.1. Desenvolve-se a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos da realidade. (p.7).
7.1.1. A disciplina metodologia científica que se expressa na composição da metodologia do trabalho científico e da metodologia da pesquisa, deve ser uma matéria instrumental a serviço de uma proposta de trabalho universitário. (p.7).
7.1.1.1 “Por meio da metodologia científica cria-se ou estimula-se o desenvolvimento do espírito crítico e observador do aluno, além da disciplina nos estudos, para que ele possa ver a realidade com
...