Mil perguntas sobre o processo civil
Ensaio: Mil perguntas sobre o processo civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aksm • 21/5/2014 • Ensaio • 723 Palavras (3 Páginas) • 519 Visualizações
Cadastre-se! Entre Contate-nos
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Ciências Sociais / Mil Perguntas Sobre Processo Civil
Mil Perguntas Sobre Processo Civil
Pesquisas Acadêmicas: Mil Perguntas Sobre Processo Civil
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: 0122 02 setembro 2013
Tags:
Palavras: 41686 | Páginas: 167
Visualizações: 84
Imprimir Trabalho Mil Perguntas Sobre Processo Civil
Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se
MIL PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PROCESSO CIVIL
CAPÍTULO I - PROCESSO DE CONHECIMENTO
1) O que é o "princípio da ação" (ou da demanda)?
R.: É o princípio pelo qual o Poder Judiciário somente se pronuncia por provocação da parte. Ne procedat judex ex officio.
2) Citar cinco exceções ao princípio da ação, em que o juiz está expressamente autorizado a prestar a tutela jurisdicional sem ser demandado pelas partes.
R.: O juiz pode agir por iniciativa própria em matérias tais como: a) incapacidade processual; b) incompetência absoluta; c) prescrição de direitos não-patrimoniais; d) abertura de inventário; e) arrecadação de bens do ausente.
3) Quais são as chamadas "condições da ação"?
R.: As condições da ação são: interesse de agir, legitimidade para a causa, possibilidade jurídica do pedido.
4) O que é interesse de agir?
R.: Interesse de agir é a necessidade que tem a parte de recorrer ao Poder Judiciário para sanar o prejuízo que teve ou afastar ameaça de lesão a seu direito.
5) O que é legitimidade para a causa?
R.: Legitimidade para a causa (legitimatio ad causam) é a qualidade que deve ter a parte, para agir juridicamente, seja como autor, seja como réu num processo.
6) Em que difere a legitimidade para a causa da legitimidade para o processo?
R.: Alguém pode ter direitos (tendo, portanto, legitimidade para a causa) mas, por não poder deles dispor (como os interditos, os menores, etc), não poderá propor nem contestar ação. Sendo pessoas incapazes para a vida civil, devem ser, conforme o caso, assistidas, representadas ou autorizadas a ingressar em juízo.
7) O que é possibilidade jurídica do pedido?
R.: Possibilidade jurídica do pedido é a existência de previsão legal, ou ausência de proibição, para a demanda formulada ao Poder Judiciário, pelo menos em tese. Se o credor pleitear que o devedor lhe pague a dívida mediante trabalho escravo, por exemplo, ter-se-ia pedido juridicamente impossível, já que o
Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se
trabalho escravo é vedado.
8) Se o juiz verificar, pelo exame da petição inicial, que alguma das condições da ação não está satisfeita, qual será seu procedimento?
R.: Deverá julgar extinto o processo sem julgamento do mérito (art. 267, VI) ou então indeferirá a petição inicial (art. 295, II e III), devido à ocorrência da chamada "carência de ação".
9) Qual o momento processual adequado para a parte argüir a carência da ação?
R.: Na contestação, em preliminares (art. 301, X).
...