Mito e Realidade : A estrutura dos mitos
Por: mari_leite • 1/9/2017 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 769 Visualizações
PUC MINAS
Curso: Direito
Disciplina: Filosofia - Razão e Modernidade
Professor: Enrique Porta
Grupo: Ingrid do Amaral e Mariana Leite
Dinâmica: “A estrutura dos Mitos”
Tema: “Os Mitos como vias prévias ao surgimento do “lógos” da Filosofia”
Mircea Eliade, no primeiro capítulo de seu livro “Mito e Realidade”, como
professor, pensador, escritor romeno, historiador especialista em questões religiosas
e mitólogo, expõe seu conhecimento sobre a finalidade de elucidar a definição de
mito e o propósito do mesmo nas sociedades. A proposta principal embasa no ato
de desmistificar o prejulgamento e a discriminação dos indivíduos em relação à
existência das tradições mitológicas.
“Nossa pesquisa terá por objeto, em primeiro lugar, as sociedades onde o
mito é – ou foi, até recentemente – “vivo” no sentido de que fornece os
modelos para a conduta humana, conferindo, por isso mesmo, significação
e valor à existência. Compreender a estrutura e a função dos mitos nas
sociedades tradicionais não significa apenas elucidar uma etapa na história
do pensamento humano, mas também compreender melhor uma categoria
dos nossos contemporâneos. ” (ELIADE, 1972, p. 8)
Com a intenção de destacar a valorização cultural existente nas mitologias, o
autor retoma em vários momentos a importância do respeito aos costumes e
condutas tomadas nas sociedades onde existe o “mito vivo”, ou seja, onde o mesmo
foi adaptado durante o passar do tempo, não sendo esquecido.
“O que antes de mais nada nos interessa é captar o sentido dessas
estranhas formas de conduta, compreender a causa e a justificação desses
excessos. Compreendê-las equivale a reconhece-las como fenômenos
humanos, fenômenos de cultura, criação do espírito – e não como irrupção
patológica de instintos, bestialidade ou infantilidade. ” (ELIADE, 1972, p. 9)
A caracterização de narrativas mitológicas se dá a partir de cerimônias, rituais
e costumes. Tais condutas são de extrema significância para os que ainda creem
nos mitos. Eles acreditam que irão obter sucesso e conforto nos momentos difíceis
assim como seus ancestrais.
Os “mitos primitivos” se definem como narrativas de histórias sagradas
contadas oralmente pelas sociedades tradicionais e arcaicas. Descrevem o
desenvolvimento e criação do mundo com o intuito de desvendar fatos naturais e do
homem que não eram totalmente esclarecidos por eles. De acordo com o autor, os
PUC Minas – São Gabriel
Curso: Direito Disciplina: Filosofia Razão e Modernidade
Professor: Enrique Porta
Grupo: Ingrid Amaral e Mariana Leite
mitos estão diretamente relacionados às “histórias verdadeiras” que se baseiam nas
origens cosmológicas tendo como personagens Entes divinos e sobrenaturais.
As atividades cotidianas e cerimônias exercidas pelas tribos indígenas da
África e da Austrália exemplificadas no texto, os Kai da Nova Guiné, os Karadjeri e
os Bagadjimbiri, demonstram claramente o valor das tradições mitológicas
praticadas na atualidade. Por conseguinte, as “histórias falsas”
...