O Mito e Realidade
Por: Matheus Carneiro • 13/9/2017 • Dissertação • 626 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Assunto: Trabalho Individual – Orientações
Caros alunos,
Remeto-lhes, a seguir, os critérios para o “trabalho individual” do livro dos autores: J. ARBEX e C. TOGNOLI, Mundo Pós-Moderno.
Enquanto ao livro: ARBEX, J./TOGNOLI, C. Mundo Pós-Moderno, São Paulo: Scipione, 1994, como já foi observado, adotaremos um questionário com três perguntas:
a) – Formulação da ‘tese’ (ou o ‘objetivo’ ou a ‘proposta’ do livro);
b) – Resumo dos seis capítulos (observação importante: não resumir a “introdução”) e relação de cada capítulo com a tese ou a proposta do livro;
c) – Conclusão: associar algum capítulo (ou item do livro) com questões de nosso tempo contemporâneo.
O trabalho valerá 15 pontos. Data de entrega: 13/09.
a)- Regras técnicas
Enquanto às regras técnicas que haverão de ser contempladas, na hora de desenvolver o texto do trabalho, destacamos as seguintes: folha A4, frente, tamanho-letra 12, ARIAL, margem simples, máximo de três folhas (a "capa do trabalho" pode ser uma única folha, aparte, com todas as informações vinculadas ao curso, à disciplina, ao nome...).
b)- Critérios para a apresentação do "trabalho-entrevista”
Não será suficiente com a entrega do trabalho na data assinalada. Além da entrega o aluno terá que realizar uma "entrevista" sobre o trabalho.
Como ocorrerá a "entrevista"?
O aluno, na hora de ser entrevistado, virá munido de dois tipos de texto: um, constará das três questões do trabalho; o outro texto (facultativo), apenas poderá contemplar duas questões: a formulação da “tese do livro”, e o “resumo de um capítulo e relação deste com a tese do livro" (deve ser ressaltado que o capítulo que o aluno exporá verbalmente é de livre escolha dele). Este segundo texto (facultativo) não poderá ultrapassar uma folha (e seguirá os mesmos “critérios técnicos” que foram observados acima). Ao iniciar a fala o aluno me entregará o texto do trabalho propriamente dito e disporá de 2 a 3 minutos para fazer a exposição (é importante ainda frisar que o aluno que faça uso de uma folha escrita a caneta [ou ignore qualquer uma das regras apontadas acima], imediatamente lhe será tirada a folha-subsídio). Do ponto de vista estritamente avaliativo observaremos o seguinte: 10 pontos recairão sobre a exposição verbal do aluno entrevistado e 5 serão direcionados para o texto do trabalho entregue”.
Qualquer dúvida pode remeteme-la por correio para o SGA. Bons estudos para todos.
Obs.: A xerox do livro se encontra disponível no "Xerox dos Alunos" (fora da Unidade de S. Gabriel). Há exemplares na Biblioteca da PUC-São Gabriel (número limitado).
Prof. Enrique Porta
SOBRE AS DINÂMICAS
Teremos aproximadamente 8 dinâmicas ao longo do semestre letivo. O "funcionamento" destas se restringirá ao seguinte esquema:
-seleção de um texto pelo docente
-formulação de um questionário sobre o texto selecionado pelo docente
-formação de grupos (máximo 5 membros) para o desenvolvimento das perguntas
-os grupos entregarão, no final da mesma, um único texto com o questionário proposto
-a duração de tempo que será aplicado para a dinâmica: uma aula
-para poder participar, efetivamente, da dinâmica o aluno haverá de levar em conta dois requisitos: estar em aula; dispor do texto.
-algumas dinâmicas serão pontuáveis e outras não.
SOBRE O SEMINÁRIO
Ocorrerão dois. Um sucederá no mês de setembro (possivelmente na segunda semana). Outro será aplicado em nosso penúltimo dia letivo. O primeiro seminário versará acerca da Filosofia Pré-socrática (10 pontos). O segundo versará sobre aspectos ligados à terceira unidade (relação mente/cérebro em E. GIANETTI. "A ilusão da alma. Biografia de uma ideia fixa"; 30 pontos). Serão constituídos sete grupos (esses grupos serão os mesmos no primeiro e no segundo seminário).
...