MÉTODOS MODERNOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Por: Edison Martins • 10/6/2015 • Artigo • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 288 Visualizações
Faculdades Integradas São Judas Tadeu[pic 1]
Curso de Administração de Empresas
Bruna Flores
João Victor Andrade
Leonardo da Silva
Letícia Moura
Rodrigo Ferraz
Roger Denardin
MÉTODOS MODERNOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Porto Alegre
2015
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO................................................................................................03
1.1 OBEJTIVOS.................................................................................................03
1.1.1 Objetivo geral..........................................................................................03
1.1.2 Objetivos específicos.............................................................................03
2. ANÁLISE DE DADOS...................................................................................05
3. O QUE É AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS.......................05
3.1 COMO SE FAZ UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS....05
3.2 VANTAGENS DA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS.........07
4. O QUE É AVALIAÇÃO 360º.........................................................................08
4.1 COMO SE FAZ UMA AVALIAÇÃO 360º......................................................08
4.2 VANTAGENS DA AVALIAÇÃO 360º...........................................................09
5 CONCLUSÃO.................................................................................................10
REFERÊNCIAS.................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Os métodos tradicionais de avaliação apresentam características ultrapassadas e negativas, pois geralmente são burocratizados, rotineiros e repetitivos, tratando as pessoas como homogêneas e padronizadas. Eles geralmente são autocontidos, pois a avaliação é vista como um fim e não como um meio para se chegar a melhores resultados.
As limitações dos métodos tradicionais têm levado as organizações a buscar soluções criativas e inovadoras. E assim estão surgindo novos métodos de avaliação de desempenho que se caracterizam por uma colocação totalmente nova no assunto: a auto avaliação e auto direção das pessoas para participação do funcionário em seu próprio planejamento e desenvolvimento pessoal, foco no futuro e na melhoria contínua no desempenho.
A preocupação das empresas é manter a capacidade de dirigir os esforços das pessoas para objetivos e metas que sirvam ao negócio da empresa e aos interesses das pessoas, na melhor forma possível de integrar objetivos organizacionais e individuais, sem conflitos, e reforçando a colocação de que a avaliação do desempenho não deve ser um fim, mas um importante meio para melhorar e impulsionar o comportamento das pessoas.
1.1 OBJETIVOS
Os objetivos buscados com o presente estudo encontram-se a seguir enunciados.
1.1.1 Objetivo geral
Apresentar os benefícios da utilização de Métodos Modernos de Avaliação de Desempenho nas organizações.
1.1.2 Objetivos específicos
a) Apresentar a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) e a Avaliação 360º;
b) Identificar as vantagens destes novos Métodos de Avaliação de Desempenho.
2 ANÁLISE DOS DADOS
Este estudo tem como finalidade apresentar a Avaliação Participativa por Objetivos e a Avaliação 360º como alternativas de métodos modernos de avaliação de desempenho identificando as vantagens destes métodos para as organizações.
3 O QUE É A AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS
A Avaliação Participativa por Objetivos é um avançado sistema de administração de desempenho no qual participam ativamente o funcionário e o gerente. Nesse sistema se adota uma técnica de intenso relacionamento e de visão pró ativa de todos os participantes.
3.1 COMO SE FAZ UMA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA POR OBJETIVOS
Segundo Chiavenatto “a Avaliação Participativa por Objetivos é democrática, participativa, envolvente e motivadora” (CHIAVENATTO, 2010, p. 255). E dentro deste novo modelo, a avaliação do desempenho segue seis etapas.
A primeira etapa é a da formulação de objetivos consensuais. É o primeiro passo da APPO. Um objetivo é uma declaração do resultado que se deseja alcançar dentro de um determinado período de tempo. Os objetivos são conjuntamente formulados entre o subordinado e seu gerente através de intensa negociação entre ambos para chegar a um consenso. Os objetivos são consensuais e não impostos de cima para baixo. A superação dos objetivos deve trazer um benefício para organização e proporcionar uma participação direta do avaliado nesse benefício, como um prêmio ou um esquema de remuneração variável. Mas deve ser um incentivo forte e convincente para dinamizar o desempenho para os fins visados. O desempenho deverá estar focalizado no alcance desses objetivos e sua avaliação dependerá diretamente disso.
O segundo passo a ser seguido é o comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados. É imprescindível a aceitação plena dos objetivos por parte do avaliado e o seu comprometimento íntimo em alcançá-los. Em alguns casos, se celebra uma espécie de contrato formal ou psicológico para caracterizar o acordo feito. Já na terceira etapa ocorre a negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos. A partir dos objetivos consensuais e estabelecidos o comprometimento pessoal, o passo seguinte é a definição dos recursos e meios necessários para poder alcançá-los de forma eficaz. Esses recursos e meios podem ser materiais (como equipamentos, máquinas e etc.), podem ser humanos (equipe de trabalho e etc.) como podem ser investimentos pessoais em treinamento e desenvolvimento do avaliado (orientação, aconselhamento e etc.). Os recursos representam uma forma de custo para alcançar os objetivos almejados.
...