O Caso Concreto Direito Financeiro e Tributário
Por: Thaiavso • 28/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 290 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
Casos Concretos – Direito Financeiro e Tributário II
Caso Concreto 1:
- Trata-se de lançamento por homologação, conforme previsto no art. 150, § 4º, CTN. Isto porque estamos diante de uma situação de imposto declarado com adiantamento do pagamento, conforme aduz o ART. 150, caput, CTN.
- Não há necessidade de notificação neste caso, eis que a declaração dos fatos geradores foi apresentada pelo próprio sujeito passivo. SÚMULA 436, STJ
Objetiva: D
Caso Concreto 2:
- Caso não haja decisão liminar ou pedido de efeito suspensivo, o crédito se torna exigível, o que obriga o fisco a promover a execução fiscal em até 5 anos.
De outro modo, caso haja efeito suspensivo ou tutela de urgência recursal suspendendo o crédito, a execução fiscal não poderá ser promovida, sob pena de extinção por ausência de interesse processual. Neste último caso a prescrição está suspensa para todos os efeitos, devendo o fisco aguardar a definição do caso.
- Os efeitos são imediatos e ex nunc
- Sim, na forma da Lei n° 9.494/97
Objetiva: C
Caso Concreto 3:
No caso concreto, a legitimidade para pleitear a restituição do tributo indevidamente recolhido é da própria cia aérea, eis que em razão do tabelamento de preços não conseguiu repassar o ICMS para os consumidores finais. – Súmula 546 do STF
Objetiva: C
Caso Concreto 4:
A) Não há decadência, eis que entre o fato gerador e o lançamento (auto de infração) decorreu menos que 5 (cinco) anos (art. 173, CTN).
B) Sim, há prescrição, eis que entre o lançamento e a execução fiscal decorreu mais de 5 (cinco) anos.
C) Causas de suspensão estão no art. 151, CTN. Causas de interrupção estão no art. 174, CTN.
D) Prescrição tributária é hipótese de extinção total do crédito tributário e não mera perda da pretensão.
E) Sim, trata-se de matéria de ordem pública.
Objetiva: E
...