O DIREITO INTERNACIONAL
Por: lauferreiran • 27/4/2021 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada – APS; Direito Internacional;
Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa passava por um triste momento marcado pela pobreza e miséria. Essa guerra, foi marcada pelo surgimento do nazismo que foi um movimento político alemão que surgiu com a promessa de reestruturar uma Alemanha fragilizada, era um regime extremamente cruel e totalitário e não poupava as vidas daqueles que se opusessem.
Em 1933 a Alemanha deixou de fazer parte da Liga das Nações, da conferência do desarmamento e voltaram a se armar secretamente preparando-se para iniciar uma nova guerra, a segunda, e a mais violenta e sangrenta presenciada pela história mundial. Diversos foram os crimes, de extrema crueldade, cometidos contra a dignidade da pessoa humana, neste fragoso período. Com o final desta temida guerra ocorreu o Tribunal de Nuremberg, que surgiu com o objetivo de julgar e condenar os praticantes dos crimes ocorridos neste período, os países vencedores: Reino Unido, Estados Unidos, França e União Soviética, instalaram este tribunal para julgar os nazistas pelos crimes cometidos, como assassinatos, extermínios em massa, escravidão, deportação, abusos de poder, pelos crimes de conspiração, crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
No vídeo que fora utilizado como apoio é possível identificar a importância dos tribunais internacionais, que se caracterizam como órgãos jurídicos que terão juízes independentes, em suas composições, e serão utilizados para solucionar conflitos internacionais tendo como base o direito internacional e as decisões que forem tomadas, deverão ser cumpridas por ambas as partes, pois possuem caráter obrigatório.
Portanto, é evidente que o Tribunal de Nuremberg foi de extrema necessidade, para o mundo, pois com fim da guerra, foi possível punir os crimes que nela haviam sido cometidos. O tribunal fora uma experiência muito bem sucedida entre os estados e um importante marco ao Direito Internacional, mostrando que qualquer individuo poderá, ou deverá sujeitar-se a ele, se for solicitado. E até os dias atuais é utilizado como um exemplo, pois ficou marcado para sempre por ter condenado aqueles que cometeram barbaridades na Segunda Guerra Mundial.
Bibliografia:
Site utilizado como auxílio: <http://funag.gov.br/biblioteca/download/1018-tribunais-internacionais-contemporaneos.pdf> acesso em: 12/05/2020.
Site utilizado como auxílio: <https://www.todamateria.com.br/tribunal-de-nuremberg/> acesso em: 12/05/2020.
Vídeo utilizado: <https://www.youtube.com/watch?v=MoWuvmaSnIw> acesso em: 12/05/2020.
Páginas 188 à 196 do Texto: REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 15ª Edição.. Saraiva, 1/2014. [Minha Biblioteca]. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502215924/pageid/0>.
...