O DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO
Por: rita.sillva • 14/2/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 615 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
PROCESSOS GERENCIAIS -
RITA DE CÁSSIA DA SILVA SOUZA - 216232017
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
RITA DE CÁSSIA DA SILVA SOUZA
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO
Trabalho apresentado ao Curso (Processos Gerenciais) da Faculdade ENIAC para a disciplina [direito trabalhista e previdenciario].
Prof. Valeria Guedes
Guarulhos
2017
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Quais as formas de pagamento de salario? Indique os artigos da CLT que tratam da materia.
O artigo n° 463 da consolidação das leis do trabalho (CLT), de 1943, por exemplo, diz que o salário deve serr pago em espécie, ou seja em dinheiro, e na moeda corrente do brasil.
O artigo n°464 da CLT diz que deve ser efetuado conta recibo, assinado pelo empregado. Se o trabalhador for analfabeto, o empregador deve colher sua impressão digitalno recibo e, não sendo possível, o recibo deve ser assinado a rogo. A medida provisória n°1.523-12, de 1997, reconhece o comprovante de depósito bancário como equivalente de recibo de pagamento.
- Quais as consequências para a empresa que atrasar o pagamento dos salarios?
Em princípio, o atraso no pagamento de salários implica no pagamento de multa equivalente a um salario minimo, podendo ser aplicada em dobro no caso de reincidência, (art. 510 da CLT). De acordo com o caso concreto, é possível ainda que haja indenização por dano moral (na esfera cível) isso, no entanto, depende da configuração dos elementos ensejadores da responsabilidade cível (ação ou emissão, dano, nexo, casual e culpa ou dolo)
- Quais as regras de proteção aos salários encontradas na legistação?
Proteção contra abusos do empregador;
Proteção da irreditibilidade do salário;
Proteção da inalterabilidade prejudicial;
Proteção da integridade do salário;
Proteção da pontualidade no pagamento;
Proteção contra a imprevidência e os credores do empregado;
Impenhorabilidade;
Proteção contra familiares do empregado e contra a sua própria imprevidência;
Proteção contra credores do empregador;
O princípio da intangibilidade.
- Indique as consequências para a empresa que atribui ao empregado funções diferentes daquelas para as quais foi contratado?
O empregado tem direito as diferenças salariais, já que “ a todo trabalho de igual valor corresponderá o salário igual, semdistinção de sexo”. O desempenho de funções diferentes daqueles inerentes ao cargo para o qual fora contratado, garante ao empregado o pagamento das diferenças salariais decorrentes do desvio de função, pois a empregadora não pode se furtar da contraprestação.
...