O Direito Aplicado
Por: Sandra Furtado • 30/5/2015 • Resenha • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 130 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA : ARTE EDUCAÇÃO E MOVIMENTO
CARGA HORÁRIA : 80 H/A ANO: 2014
SEMESTRE: 4º
1 EMENTA
Arte e educação em arte: a função da arte para o indivíduo e a sociedade. A importância da arte na educação. A história educativa em arte. Tendências pedagógicas no ensino da arte no Brasil. A contextualização histórica, a leitura, releitura e apreciação da imagem e a produção. Desenvolvimento gráfico infantil. Artes integradas na Educação. Aspecto lúdico da cultura folclórica e dos jogos tradicionais. Socialização através do jogo e atividades rítmicas. Corpo na ação interdisciplinar. Diferentes linguagens corporais e/ou artísticas em suas relações com o processo educacional.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Buscar conscientizar o acadêmico acerca da presença da Arte na formação e no desenvolvimento do homem no decorrer da história, bem como da importância do ensino de arte na trajetória de sua escolarização, através da abordagem de teorias, atividades e experiências lúdicas que levem o acadêmico à reflexão sobre as diversas linguagens corporais e/ou artísticas, de modo que façam parte de seu exercício docente.
2.2 ESPECÍFICOS
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
- Reconhecer a importância do ensino da Arte através dos conhecimentos teóricos e práticos, ampliando sua vivência artística e estética e contribuindo para uma ação pedagógica de qualidade;
- Compreender a arte como expressão nas suas diferentes linguagens (artes visuais, música, teatro e dança) através de elaborações, produção, leitura e apreciação artística estética e contextualização (social, econômica, geográfica, histórica, cultural...);
- Compreender, ainda, o desenvolvimento gráfico infantil como processo inerente do desenvolvimento da criança, bem como de sua alfabetização estética;
- Proporcionar situações de aprendizagem da cultura corporal em movimento, favorecendo a análise de relação entre as práticas da cultura corporal e o desenvolvimento pessoal do ser humano;
- Caracterizar a psicomotricidade como elemento fundamental na educação pelo movimento, discutindo os elementos psicomotores e sua influência no desenvolvimento infantil.
- Propiciar ao aluno uma reflexão teórico-metodológica acerca do desenvolvimento de sua ação pedagógica a partir das reflexões das atividades práticas de arte e movimento corporal;
- Fornecer aos alunos subsídios sobre educação em arte e pelo movimento, favorecendo a reflexão na prática pedagógica.
3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O aluno desenvolverá habilidades específicas que promoverão as seguintes competências:
- conhecimento e vivência de situações da prática escolar relacionado ao ensino da arte em suas diversas áreas;
- conhecimento teórico-metodológico do ensino da arte para uma ação pedagógica contextualizada;
- utilização de diferentes tecnologias como recursos necessários à prática pedagógica do ensino da arte;
- inserção das ações pedagógicas artísticas à diversidade cultural, étnica, social e religiosa da comunidade;
- acompanhamento, orientação e avaliação da aprendizagem dos alunos, propiciando auto-avaliação e autonomia;
- incentivo e participação no trabalho coletivo, resignificando as relações de poder no interior dos grupos e instituições;
- articulação e participação dos/nos diversos setores das instituições em que atuar;
- investigação e análise dos processos de conhecimento e aprendizagem, das organizações e do trabalho pedagógico em Arte.
- trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; (*)
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; (*)
- demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; (*)
- desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; (*)
- no caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham, das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão: (*)
- promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária; (*)
- atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e o estudo de temas indígenas relevantes. (*)
[(*)Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11]
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 1: A Arte e suas Relações Interculturais
AULA 2 – Os Principais Elementos visuais
AULA 3 – A Arte como Espaço de Cultura
AULA 4 – Tendências Pedagógicas na Educação em Arte. A Ludicidade e o Jogo
AULA 5 – Arte, Educação e Movimento: A Cultura Folclórica nos Jogos Tradicionais e a Socialização
...