O Direito Constitucional II
Por: Marcos Bausells • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.437 Palavras (14 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
Curso de Direito de Direito de Balneário Camboriú
Período: 3º Turno: Matutino / Noturno
Disciplina: Direito Constitucional II
Professor: Dr. Walter Amaro Baldi
Acadêmico (a):
ATIVIDADE CURRICULAR II - M2 |
Atenção: Conforme o artigo 109, §5º, do Regimento Geral da UNIVALI, “atribui-se a nota zero ao aluno que deixar de submeter-se à verificação prevista na data fixada, bem como ao aluno que nela utilizar-se de meio fraudulento”. |
QUESTÕES DE VERDADEIRO OU FALSO
PODER LEGISLATIVO - ART.44 A 69 DA CRFB/88
QUESTÃO 01
( v ) A Constituição Federal veda expressamente a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
Fundamente sua Resposta: Trata-se de irrepetibilidade absoluta prevista expressamente no art. 62, § 10 CF/88 ”É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.”
QUESTÃO 02
( F ) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, sendo certo que o número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei ordinária, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de sete ou mais de setenta e cinco Deputados.
Fundamente sua Resposta: lei complementar e não lei ordinária, art 45 §1 CF/88
QUESTÃO 03
( V ) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.
Fundamente sua Resposta: Art 102,I C e Art 52, I II CF/88
QUESTÃO 04
( V ) De acordo com a Constituição Federal, o número de Deputados Federais, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido proporcionalmente à população, por lei complementar, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.
Fundamente sua Resposta: art 45 §1 CF/88
QUESTÃO 05
( V ) Perderá o mandato Deputado ou Senador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.
Fundamente sua Resposta: art 55, III CF/88
QUESTÃO 06
( V ) Perderá o mandato Deputado ou Senador que firmar ou manter, desde a expedição do diploma, contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
Fundamente sua Resposta: art 54, I a) CF/88
QUESTÃO 07
( V ) A imunidade constitucional garantida aos Deputados Federais e Senadores em razão de suas opiniões, palavras e votos aplica-se aos atos praticados em razão do mandato, ainda que exercidos fora do recinto da própria Casa legislativa.
Fundamente sua Resposta: art 53 CF/88
QUESTÃO 08
( F ) É da competência exclusiva do Senado Federal sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
Fundamente sua Resposta: art 49, V CF/88
QUESTÃO 09
( V ) Os Senadores não poderão, desde a expedição do diploma, ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
Fundamente sua Resposta: art 54, II d) CF/88
QUESTÃO 10
( V ) É competência do Senado suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.
Fundamente sua Resposta: art 52, X CF/88
QUESTÃO 11
( V ) Em matéria orçamentária, é admitida a edição de medidas provisórias para abertura de créditos extraordinários, com vistas ao atendimento de despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública.
...