O Direito Democrático e Social
Por: Tiago Cabral • 30/10/2018 • Tese • 575 Palavras (3 Páginas) • 215 Visualizações
EXEMPLO 1
6 METODOLOGIA
A elaboração do trabalho se dará a partir de uma interpretação sistemática e teleológica da Constituição Brasileira. A partir da sua inserção num Estado de Direito Democrático e Social e levando em conta os princípios elegidos por ela com o status de fundamentais.
Pretende-se uma vasta pesquisa bibliográfica, tanto nacional como estrangeira, bem como o exame das decisões dos principais tribunais no que tange à solução da colisão de princípios fundamentais envolvendo matéria ambiental.
EXEMPLO 2
6 METODOLOGIA
A elaboração do trabalho se dará a partir da análise da realidade do sistema processual em matéria dos direitos difusos, utilizando-se, num primeiro momento do método indutivo, a fim de identificar a necessidade de tutelas mais eficazes para a proteção destes direitos. A dedução-silogística apresenta-se como necessária a partir deste ponto, para que se fundamente a inserção deste novo modelo a ser proposto no trabalho.
Pretende-se uma vasta pesquisa bibliográfica, tanto nacional como estrangeira, bem como o exame das decisões dos principais tribunais proferidas nas Ações Civis Públicas que tenham como objeto a tutela do ambiente.
EXEMPLO 3
6 METODOLOGIA
Para a realização do trabalho utilizar-se-á do método de abordagem comparativa, baseando-se em pesquisa bibliográfica, fundamentada nos problemas destacados e nos seus desdobramentos. A coleta de informações apoiar-se-á em análise crítica e interpretativa das obras de autores mais representativos com relação à importância e convergência de suas contribuições para a análise da questão. Quanto à análise legislativa, tem como base o método lógico-dedutivo, que se resume no estudo da disciplina baseado nos conceitos normativos jurídicos ambientais, estabelecendo suas correlações com o tema proposto.
EXEMPLO 4
6 METODOLOGIA
O principal método a ser utilizado será o dialético, na medida em que serão trazidas as teses e as antíteses acerca do assunto, a fim de que haja uma síntese unívoca a respeito.
Serão imprescindíveis as pesquisas de campo, materializadas por meio de entrevistas junto a especialistas da área de família, bem como aos profissionais que integrem o ramo da psicologia e da assistência social, de modo a asseverar a interdisciplinariedade necessária na contemporaneidade, mormente em se considerando a matéria trazida à baila, qual seja, a temática familiarista.
A pesquisa bibliográfica afeta ao tema proposto também constituirá primordial meio de elucidação dos problemas a serem enfrentados e solucionados.
No entanto, não se olvidará da utilização do método teórico durante a execução das pesquisas, eis que imprescindíveis o levantamento histórico dos alimentos e das formas familiares no decorrer da existência humana, bem como o uso da comparação de casos práticos envolvendo o direito aos alimentos pelos nascituros e aqueles postulados pelas gestantes, sem prejuízo do uso de compilação, trazendo à discussão os pensamentos de juristas de renome acerca da temática proposta.
...