TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Econômico

Por:   •  1/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Explique a organização anatômica do sistema nervoso autônomo

 é, na verdade, o sistema motor das vísceras, musculatura lisa do corpo (especialmente dos vasos) e das glândulas exócrinas. O sistema nervoso autônomo é composto por três partes distintas, ou seja, os sistemas simpático, parassimpático e nervoso entérico.

  1. Quais as situações fisiológicas que podem deflagrar (iniciar) a síncope vasovagal?

 pode ser precipitada pelo jejum, exercício, esforço abdominal ou circunstâncias que promovem vasodilatação, como o calor e o álcool, por exemplo. Os ambientes fechados e de aglomeração de pessoas, como elevadores, igreja e salão de beleza tendem a desencadear a síndrome. A síncope vasovagal quase sempre ocorre em resposta a um fator desencadeador. Os gatilhos mais típicos são o tempo prolongado em pé ou sentado, durante a micção; levantar-se muito rapidamente; procedimentos médicos como uma biópsia; estresse; trauma; taquicardia ortostática; estímulos dolorosos ou desagradáveis, como cólicas menstruais intensas, por exemplo; hipersensibilidade à dor; atividades excitantes ou estimulantes; emoções extremas e súbitas; privação de sono; desidratação; estado de fome; exposição a altas temperaturas; compressão em certos lugares do corpo, como na garganta, seios e olhos; uso de certos fármacos e substâncias tóxicas como cocaína, álcool, maconha, inalantes e opiáceos; ver sangue e baixa taxa de açúcar no sangue.

  1. Após leitura do texto, descreva a resposta compensatória do sistema nervoso autônomo, que nos permite assumir a posição ortostática.

 A queda do retorno venoso pela posição ortostática diminui a pressão nesses receptores, permitindo liberação de seus impulsos, os quais alcançam o tronco cerebral, provocando um aumento de carga simpática que resulta em vasoconstricção sistêmica. Ao mesmo tempo, os receptores pressóricos do seio carotídeo estimulam o coração para a elevação da frequência cardíaca. Esses reflexos, nos primeiros momentos da adoção da postura ortostática, causam um aumento de 10 a 15bpm na frequência cardíaca e de 10mm/Hg na pressão diastólica, com pouca ou nenhuma alteração na pressão sistólica. Uma vez completados todos estes ajustes, volume de sangue torácico e débito cardíaco são 30% menores na posição ortostática que no estado supino, assim como a frequência cardíaca é, em média 10 a 15 batimentos maior. Com a persistência em posição ortostática há ativação também de resposta neuro-humoral, cuja intensidade depende do estado volumétrico (quantidade de líquidos corporais). Como regra, quanto menor o volume, maior o grau do envolvimento do sistema renina-angiostensina-aldosterona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (22.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com