O Direito Econômico
Por: Bárbara Mendonça • 20/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 99 Visualizações
Questão 1
Leia a sinopse abaixo e depois responda as questões sugeridas.
Ganhador do Oscar 2011 de Melhor Documentário o filme Inside Job (Trabalho Interno) descreve a crise financeira global de 2007-2008. Dirigido por Charles H. Ferguson, o filme aponta como causas da crise "a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de serviços financeiros e as consequências da corrupção sistêmica", o que ocasionou uma estrutura jurídica e burocrática de desregulamentação do setor, possibilitando a construção de uma arquitetura jurídico-político-econômica submetida aos interesses de uma classe específica da sociedade.
Em cinco partes, o filme explora como as mudanças no ambiente político e as práticas bancárias ajudaram a criar a crise financeira. Trabalho Interno foi então bem recebido pela crítica que louvou seu ritmo, pesquisa e exposição de material complexo.
Foi exibido no Festival de Cannes de 2010 em maio e ganhou o Oscar de melhor documentário de 2011. Contou com entrevistas de George Soros, Barney Frank, Lee Hsien Loong, Christine Lagarde, Eliot Spitzer, Dominique Strauss-Kahn, entre outros.
O documentário está dividido em cinco partes. Ele começa examinando como a Islândia estava altamente desregulada em 2000 e a privatização de seus bancos. Quando o Lehman Brothers foi à falência e a AIG entrou em colapso, a Islândia e o resto do mundo entraram em uma recessão global.
Questões para debate:
1. A primeira parte do filme retrata como a crise de 1929 impôs a necessidade de políticas públicas de recuperação econômica dos EUA. Ao assistir o filme é possível verificar uma alteração no sistema jurídico-econômico do sistema financeiro americano, evidenciando dois modelos distintos, quais sejam, aquele que prevaleceu entre a década de 1930 até o início da década de 1970 e a década de 1970 até a eclosão da crise. Nesse sentido, realize uma análise comparativa, apontando as principais características de cada período.
A crise de 1929, nos EUA, foi conhecida como a Grande Depressão, teve como principais causas a especulação financeira e a superprodução, houve uma expansão de credito e um consumismo exacerbado. Entre 1930 e 1970, ocorreu o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Em meados de 1970 começa a desregulamentação dos sistemas financeiros para aumentar os lucros em tempo de juros baixos, foram criados sistemas de aplicação financeira perigosos.
2. O filme também se inicia comentando a crise econômica sofrida pela Islândia, mediante a apresentação de indicadores econômicos e ambientais que foram alterados na vidada do milênio. Explique os fatos mencionados no filme como causadores da crise islandesa.
O filme inicia comentando a crise econômica sofrida pela Islândia, mediante a apresentação de indicadores econômicos e ambientais dá-se incialmente pela iniciativa de desregulamentação e privatização do governo, com isto os maiores bancos da Islândia são vendidos e mal administrados geram uma crise no país.
3. A crise de Wall Street de 2008 teve como causa imediata o colapso do mercado de crédito derivativo, também conhecido como subprime. Tente explicar a dinâmica deste mercado, apontando eventuais medidas que poderiam ter evitado o colapso de acordo com a narrativa do filme.
Subprime é uma modalidade de credito de risco concedida sem a necessária apresentação de garantias suficientes para comprovar sua adimplência. Possuía taxas mais altas e alienava a residência do tomador. Eram hipotecas de alto risco. Com isto muitas pessoas pegaram dinheiro emprestado e não conseguiram pagar seus empréstimos geram a crise. Uma forma de evitar de acordo com a narrativa do filme seria a regulação no sistema financeiro para que este descontrole não ocorra novamente.
4. A partir do documentário, é possível afirmar uma cisão entre diversas manifestações da sociedade como a atividade econômica privada, Estado e política? Explique e exemplifique apontando passagens do filme.
A passagens no documentário em que demonstram a cisão entre as atividades econômica e privada com Estado e política, quando atividades econômicas privadas financiam campanhas políticas e depois quando bancários são empregados por indicação política a cargos públicos mostrado no documentário.
5. O
...