O Direito Empresarial
Por: Bryan Uhlig • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 143 Visualizações
A obra responsabilidade social empresarial e empresa sustentável retrata e enfoca o papel de uma empresa em diversos pontos, o papel da empresa pela visão dos acionistas , que é vista pelos dirigentes das empresas como fazer tanto dinheiro, quanto possível para agradar os acionistas independente se isso vai ferir os mais fracos, no caso os trabalhadores.
Acredita que o papel da empresa é gerar lucro, se a empresa gera lucro dentro do que diz a lei é porque ela está produzindo um bem ou serviço de forma socialmente consciente podendo ela remunerar melhor tanto a mão de obra, como investir esse seu novo ganho de capital. Isso é importante para a arrecadação de impostos para o governo e para a sociedade mais carente, uma vez que as empresas geram empregos, geram riquezas e são as maiores pagadoras de impostos, ou seja, esses impostos que foram arrecadados serão revertidos e aplicados para resolver problemas sociais das classes menos favorecidas.
A empresa deve se planejar, para que uma partes dos lucros sejam reaplicados na empresa, para uma administração que visa um futuro promissor. Dirigentes e acionistas que buscam contribuir com questões sociais devem usar seus próprios recursos e não os da empresa. A função desses dirigentes é maximizar o lucro da empresa, ou seja, deve ter em conta tanto as receitas; como os custos; o volume de produção para diminuir os custos. Deve diminuir as curvas da receita total e do custo total.
A aplicação de recursos que não seja em benefício dos proprietários só pode ser justificada quando visa os próprios interesses. Convergir do interesse individual com o interesse coletivo só mostra que nem sempre uma empresa deve enxergar somente os lucros como o fator predominante, mas, sim pensar que a coluna de sustentação de sua empresa são os funcionários, e que também é extremamente importante que faça as coisas com responsabilidade sem que isso passe a afetar a região ou local de atuação.
A moderna sociedade tem o poder concentrado na mão de poucos, os mais ricos são responsáveis pelo maior capital em circulação e com isso eles ditam a economia e são responsáveis na geração de emprego. Uma empresa que se instala em uma região, além de estar gerando empregos, ela está gerando riqueza e levando investimentos para aquele local. Com as mudanças nas leis e as reivindicações dos trabalhadores que ocorreram, requeridos pela sociedade pós-industrial, a valorização do ser humano e do meio ambiente foi primordial para afetar o ambiente dos negócios.
Em uma linha de mão dupla podemos entender que o papel de uma empresa pode afetar, influenciar diversas outras partes. Porém cada grupo vai requerer os seus interesses e muitos podem até mesmo haver convergência de interesses.
Cada empresa tem um comportamento, uma estratégia uma forma de administrar. Existe uma linha muito tênue entre o que os trabalhadores pensam sobre a administração e de como elas realmente são administradas. Há quem acredita que se deva existir uma maior conexão entre o empresário e os trabalhadores. O sucesso da empresa pode ser mais facilmente alcançado atendendo aos interesses dos acionistas, fornecedores, trabalhadores, clientes o que se deve buscar é o equilíbrio entre todas as partes. A postura de agradar a todos é correta, mas na minha visão nem sempre isso vai ser possível sem que para isso você tenha que renunciar ao lucro.
A responsabilidade social que está escrita em um contrato social, não é de hoje e sim vêm de longa data, o governo desde suas origens tem contrato hipotético entre os indivíduos, talvez uma forma de se garantir que as coisas fossem cumpridas.
Nos dias atuais já foram criados e existem diversas organizações que estão envolvidas para que as empresas se tornem cada vez mais sustentável, mas cabe a cada empresa enxergar o seu papel na sociedade, na geração de emprego, na distribuição de renda e até arcar com as consequências dos seus atos. Infelizmente ainda hoje é muito comum, ver diversas empresas que estão visando o lucro acima de qualquer bem social e acabam passando por cima de leis ambientais; leis trabalhistas; leis de defesa consumidor.
Vivemos em um país que mesmo com diversos órgãos de fiscalização, existem muitos seres humanos que se deixam levar pelo poder que exercem e o dinheiro para praticar atos ilegais, e acabam absolvendo essas empresas que praticam essas ilicitudes. Apesar de querer acreditar que são situações isoladas, eu não acredito que isso seja algo que se resolva facilmente, eu no meu dia a dia sempre me deparo com diversas empresas grandes que em busca do lucro ferem o direito do consumidor e sempre procuro orientar para que seja cumprido a lei. Mas mesmo com diversas orientações as empresas insistem em não cumprir, mas eu na minha visão de empresário e com o papel e reponsabilidade social que eu tenho com a natureza já venho buscando adotar atitudes mais conscientes como a diminuição do consumo do papel.
...