O Direito Empresarial
Por: Elizabeth Ramos Ribeiro • 26/11/2022 • Relatório de pesquisa • 451 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
DIREITO EMPRESARIAL
Docente: Mateus Pirani
Elizabeth Ramos Ribeiro
RA 9093859
1º entregável- Environmental, Social e Governance
SANTOS/SP
2022
O que é ESG? Como aplicá-lo corretamente no seu negócio?
ESG vem do inglês Environmental, Social e Governance que no português se traduz para em ambiental, social e governança. Está cada vez mais em alta pois o investimento em ESG representa o desenvolvimento sustentável e investimento socialmente responsável. Está diretamente ligado à missão e à atuação de empresas em transformar o mundo em um lugar melhor, respeitando normas ambientais e administrativas. Ou seja, simboliza desenvolvimento sustentável e o propósito é a lucratividade a médio e longo prazo.
Ao desenvolver uma visão mais abrangente, as empresas são capazes de desenvolver estratégias para mitigar riscos de terceiros e garantir transparência na cadeia de abastecimento. Isso ajudará na proteção contra o chamado crime verde, que está estreitamente relacionado à lavagem de dinheiro, corrupção e crime organizado.
Qual a vantagem em ser uma empresa reconhecida por ser sustentável?
A sustentabilidade sugerida pela ESG, sugere trazer benefícios não apenas para as empresas, mas também para a sociedade em seu redor, medidas adotadas que vão além da importância econômica, reduzir custos, pois quando uma empresa elimina o ou reduz o uso de descartáveis, reduz a quantidade de lixo gerado, faz o uso consciente de papel, água e energia, utilizar equipamentos econômicos, além de preservar o meio ambiente reduz gastos.
Tem uma imagem positiva, já fora visto em pesquisas que os consumidores preferem empresas “verdes”. Portanto , a publicidade positiva é uma das vantagens, se preocupam com impactos ambientais e social das suas atividades. Além de aumentar a vantagem competitiva, pois terão mais oportunidades de negócios, porque se atraem negócios com ideias.
O que a empresa precisa fazer para obter o registro com a ESG?
A primeira delas é observar quais indicadores podem ser incluídos em práticas organizacionais ou criar seus próprios indicadores ou ainda participar de processos de certificações, já que não existe um selo ESG.
Qual o papel do RH?
Agora que você já sabe o que é, a importância e as vantagens da sustentabilidade, saiba como o RH pode criar uma cultura sustentável dentro das empresas como:
- Investir em treinamento e criações de projetos;
- criar uma cultural sustentável;
- construir relações diversas que garanta ao indivíduo a capacidade de realiza -lá com todo seu potencial.
- Construir uma cultura de diversidade, equidade e inclusão de grupos menorizados,
- Acompanhar o desenvolvimento, e recompensar seus colaboradores.
...