O Direito Internacional
Por: isabella.pereira • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância (AD) |
Unidade de Aprendizagem: Direito Internacional Público
Curso: Direito
Professor: João Batista da Silva
Nome do aluno: Isabella Pereira
Data: 17/03/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
01. Analise a charge abaixo:
[pic 4]
Charge sobre a globalização e suas consequências.
Fonte: Boletim Mundo - março de 1996
Redija um texto de 12 a 20 linhas, explicando a relação da charge com os princípios das relações internacionais. (3,0 pontos)
Resposta
O muro de Berlim foi durante sua existência um símbolo por excelência de todo o contexto mundial vivido na Guerra Fria, simbolizou o antagonismo político ideológico entre EUA e URSS que direcionou um mundo bipolarizado. Com a queda do muro de Berlim e a ascensão dos Estados Unidos no mundo, se tornando a primeira potencia mundial, vem com ele a tão esperada globalização. Com toda essa mudança, os EUA, sendo capitalista, acaba por se tornar muito influente em outros países, servindo de espelho muitas vezes, ele torna-se uma enorme influencia sobre a maior parte da cultura do continente americano, integrada com a Europa Ocidental. As companhias acabaram por vender produtos inspirados nos americanos no mundo todo. A expansão das multinacionais americanas foi uma das causas que deram consistência à ideia de globalização econômica, que, após a Segunda Guerra assumiram um papel de renovadoras dos modos de produção. Fosse introduzindo novas tecnologias, ou, ainda, promovendo uma real revolução comercial. Os EUA se tornou um país muito forte e fechou os olhos para o resto do mundo, não aceitando uma ideia contraria a deles, e se acham na maioria das vezes injustiçados, sendo que eles que mais cometem atos injusto, pregam tanto pela liberdade de escolha, porém, não pode haver ideia contraria a deles, eles impõe o que deve ser consumido e o que se deve ser pensado. A globalização acabou aproximando (ou afastando) os povos e consequentemente aumentando a importância das relações internacionais na vida cotidiana de cada um. Em nível de governo, atualmente, a globalização faz com que as ações de política externa afetem diretamente a política interna e vice-versa, de modo que a linha que as separam seja quase imperceptível.
A vida em sociedade é sempre permeada de conflitos interpessoais, e na sociedade internacional também. O direito internacional público vem como um meio de disciplinar as relações entre os Estados da sociedade internacional, como quando acontece algo semelhante ao que a charge mostra.
02. Leia o trecho do texto sobre a assistência humanitária:
A assistência humanitária brasileira vem adicionando às ações emergenciais uma dimensão estruturante, na medida em que busca promover tanto a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis quanto a prevenção e a redução de riscos de desastres. Assim, o Brasil contribui para o desenvolvimento de um novo paradigma de assistência humanitária internacional, com base na experiência da estratégia Fome Zero - a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Busca-se o contínuo aperfeiçoamento de ferramentas de assistência humanitária que garantam o fortalecimento da resiliência e da resposta de comunidades a calamidades socionaturais, com ênfase na participação social e no estímulo à rápida recuperação e ao desenvolvimento pós-desastres. Como exemplo disso, pode-se mencionar o fomento às compras locais de alimentos da agricultura familiar para o fornecimento de alimentos para populações vulneráveis ou flageladas por calamidades socionaturais. Permite-se, desse modo, a atenção às necessidades emergenciais ao passo em que se estimula o desenvolvimento socioeconômico das regiões atingidas.
Disponível em:
Faça pesquisa na internet, em livros, revistos e/ou outras fontes bibliográficas sobre a assistência humanitária brasileira e após, redija um texto (12 a 20 linhas) contendo um resumo das ideias principais contidas no documento/artigo analisado. Não se esqueça de mencionar a fonte bibliográfica de acordo com a norma da ABNT. (3,5 pontos)
Resposta 02:
A Assistência Humanitária trata-se de uma ajuda prestada para fins humanitários, normalmente em resposta a crises, incluindo desastres naturais e provocados pelo homem. O principal objetivo sem duvidas é salvar vidas, aliviar o sofrimento e manter a dignidade da pessoa humana. Frente à ocorrência de emergências e desastres de grandes proporções é comum que a comunidade internacional se mobilize para fazer chegar apoio ao país afetado pelos desastres. A Comunidade Humanitária Internacional tem feito importantes esforços para melhorar a qualidade das doações, tanto em medicamentos, como em equipes de saúde e outros suprimentos de saúde, acordando uma série de delineamentos sobre práticas na doação de medicamentos. O Brasil, nos últimos anos tem desempenhado importante papel em colaboração com os organismos internacionais, como se dá na situação da República do Haiti que com o terremoto de 12 de janeiro de 2010, que vitimou mais de 300 mil haitianos e 18 militares brasileiros, o Brasil enviou ajuda humanitária que pode ter chegado a R$ 1 bilhão.1 Em 11 de maio de 2010, o Brasil tornou-se o primeiro país a efetuar uma contribuição financeira ao Fundo de Reconstrução do Haiti, no montante de US$ 55 milhões. A assistência humanitária é regulamentada por Resolução 46/182 da Assembléia-Geral das Nações Unidas (AGNU), ocorrendo mediante solicitação expressa do país atingido pelos fenômenos danosos.
...