O Direito Trabalhista e Previdenciário
Por: ricksc_89 • 15/9/2018 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
BEATRIZ MONTEIRO ROMERO – RA 223762017
direito trabalhista e previdênciário
M1PCP
...............................................................................................................................
Guarulhos
2018
BEATRIZ MONTEIRO ROMERO – RA 223762017
direito trabalhista e previdênciário
Trabalho apresentado ao Curso (nome do Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Direito Trabalhista e Previdênciário.
Prof. José Guido Lemos.
Guarulhos
2018
[pic 2]
QUESTÕES PROPOSTAS
1 - A partir da leitura do texto I, comento por escrito: Em sua opinião, por quais motivos os empregados domésticos ainda não tinham assegurados os direitos trabalhistas garantidos na Constituição de 1988 aos demais trabalhadores brasileiros?
R: Por se tratar de um trabalho informal e prestado para pessoa fisíca não havia base nem obrigatoriedade do registro em carteira.
Em 2013 com a aprovação da lei se abriu um precedente e um caminho para a regulamentação da categoria.
2 - A partir da leitura do texto II, comento por escrito: Na contramão da nova ordem constitucional brasileira, muitos dizem que a proibição do trabalho do menor de 16 anos é uma das causas da delinquência e da marginalidade juvenil. Você concorda ou discorda dessa opinião?
R: Discordo, pois, a formação do caráter de um indivíduo desde sua infância depende de seus responsáveis e não do trabalho. De fato, um jovem trabalhando tem menos possibilidade de se envolver no mundo do crime e se tornar um delinquente. Por esse motivo, o jovem tem que ter uma base familiar sólida para ter uma boa base.
CONCLUSÃO
Concluo que, a legislação é essencial para manter o equilíbrio entre o certo e o errado, pois é graças a ela que o cidadão de bem e a classe trabalhadora tem seus direitos garantidos, tendo em vista que antes da criação da CLT, por exemplo, o trabalhador não possuia qualquer direito, hoje com a legislação apoiando o trabalhador desde o serviço básico, como as domésticas por exemplo, os empregadores tem que prestar plena atenção para prover no mínimo os direitos garantidos em lei.
...