O Direito Vs Aborto
Por: Amilcar Lopes • 2/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
Filosofia do Direito
Licenciatura em Direito. 3º ano, Laboral
Tema : Direito Vs Aborto
DISCENTE:
Imaculada Vilanculos
DOCENTE:
Quentino Razão
Maputo : Novembro de 2017
1.Introdução:
Neste presente trabalho pretende se debruçar sobre um tema de extrema importância tanto para o Direito como para a Filosofia ,onde de forma explícita, objectiva pretende se claramente fazer entender a quem lê o trabalho.
A proposta do trabalho é fazer uma reflexão paralela a respeito da construção do Aborto em Moçambique, relacionando com o pensamento Filosofico, com ênfase na teoria do estudo feito por Kant, em suas obras de Direitos do Homem, e no código penal, vigente em Moçambique.
No estudo que se fez sobre o Direito e o Aborto serviu-se de uma metáfora para pretender mostrar como as diferentes culturas políticas e jurídicas que perpassaram ao longo da sua história continuam a cruzar-se na realidade filosófica. Por isso, é de suma importância o debate acerca desse assunto para que mais pessoas tomem conhecimento de como é tratada a questão do Aborto em Moçambique e como foi tratada anteriormente.
2.Objectivos
2.1.Objectivos gerais:
- Explicar melhor sobre o Direito e o Aborto, analisar o tema em causa em diferentes épocas, sendo pertinente no tempo actual , diferenciar ambos seleccionando e explicitando os aspectos essenciais .
2.2.Objectivos específicos:
- Definir e explicar sobre o Aborto e o Direito
- Analise de ideias dos autores defensores do Aborto no geral;
- Estudo e reflexão do aborto na nossa Legislação.
2.3.Metodologia:
Para a elaboração do presente trabalho foi usado o método descritivo a revisão da literatura na medida em que a abordagem realizada visa descrever factos, no entanto foram usados para recolha de informações dados com base na pesquisa de obras físicas (manuais , biblioteca ) , obras virtuais ( internet) , e alguns materiais próprios ( fichas de apoio).
As ciências contemporâneas sobre tudo as ciências da vida ( biológica, medicina, genética, etc ), criaram uma serie de dilemas éticos que são estudados pela Filosofia.
O ramo da Filosofia que estuda os problemas morais que surgem dessas ciências chamada Bioética e a subdivisão que cuida assuntos específicos da medicina, como o aborto é chamada Ética Medica.
O aborto envolve três aspectos:
Religiosos, Legais, Médicos, Sócio Culturais e Políticos.
- Aborto
É a interrupção da gravidez da qual resulta a morte de um produto da concepção, consiste da iluminação da vida intra-uterina, que é interromper o processo fisiológico da gestação.
- Espécies do Aborto
- Aborto Natural: é a interrupção espontânea da gravidez
Exemplo: O organismo elimina por questões patológicas o feto, o que não constitui crime.
- Aborto Acidental: é a interrupção da gravidez provocada por traumatismo, tais como choques e quedas.
Não caracteriza crime.
- Aborto Criminal: é a interrupção da gravidez de forma dolosa.
- Aborto Legal: é a interrupção da gravidez de forma voluntaria e aceite por lei, que pode ser por via de duas hipóteses:
- Quando não há meio de salvaguardar a vida da gestante (aborto necessário, ou terapêutico);
- Quando a gravidez resulta de violação .
- Aborto Eugenico ou Eugenesio: é a interrupção da gravidez para evitar o nascimento de uma criança com graves deformidades.
Em Moçambique é permito o aborto nas primeiras 12 semanas de gravidez.
O surgimento do Direito no aborto em Moçambique vem como alicerce para poder regular, sendo que esta tem sido uma pratica reteirada ou seja um costume no seio familiar.
Na Filosofia, o argumento que diz respeito ao Direito e o aborto e a moral, isto é, a vida do embrião ou o feto, eles afirmam que, se os fetos tem o direito a vida então o aborto é errado, pois a protecção da vida é um valor superior a escolha da mulher.
...