O Direito e Cidadania
Por: M_angelocs • 4/11/2019 • Projeto de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
senhores feudais: Passava a organizar-se em conselhos administrativos conduzidos por seus habitantes (destaque a burguesia).
Âmbito político-territorial teve alcance maior com os reis no controle.
- Consequências: Processo de centralização do poder político marcado por agitações, campanhas militares e derramamento de sangue.
Formação de Estados Modernos (Monarquias nacionais): Pronúncio de cidadania foi interrompido pela fidelidade ao rei, constituíram-se súditos (deviam obediência a realeza e ainda estavam inseridos no jogo de poder nobiliárquico medieval.
Época Moderna: Cultura clássica recuperada pelo movimento renascentista, que colocou a razão em segundo plano e o direito romano foi recuperado e, com ele, o interesse pela cidadania.
Século XVIII: As ideias iluministas apontavam que havia uma igualdade entre os homens, Assim, as diferenças sociais não podiam vir da ancestralidade, do nascimento, Em razão das suas aptidões e talentos, os homens podiam encontrar uma posição adequada no interior da sociedade.
No âmbito das revoluções do séc. XVIII:
- Revolução Americana: Apresentou em sua declaração de independência os direitos naturais do homem;
- Revolução Francesa: Também apresentado o direito do cidadão (Documento: Declaração dos direitos do homem e do cidadão).
No entanto, havia um impasse em relação a participação política. O caminho encontrado foi limitar a participação a aqueles que comprovassem renda.
Entrada do séc. XX: Desenvolviam-se campanhas de defesa do voto das mulheres e afirmava-se seu poder no interior da sociedade.
Para Marshall: Cidadania plena só seria constituída se os direitos civis e políticos fossem acrescentados aos direitos sociais
- Direitos de Primeira Geração: ir e vir, propriedade, associação, votar e ser votado...
- Direitos de Segunda Geração: direitos sociais; direitos de trabalho em condições justas e favoráveis, previdência social, greve, educação...
Estudiosos consideravam que houve uma terceira geração :noção de cidadania, demanda relacionadas a esse tema: respeito pelas etnias, direitos das mulheres, dos idosos, das crianças, do meio ambiente e da humanidade em conjunto
...